MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Ampliação do número de vagas do PEC-G

Segunda-feira, 24 de julho de 2017
Última modificação: Sexta-feira, 4 de agosto de 2017

No último mês de junho, o CEFET-MG publicou a Resolução CD-019/17 de 28 de junho de 2017, que regulamenta a ampliação das vagas para os alunos do PEC-G nos cursos de graduação da instituição. Segundo a resolução (documento a seguir), serão ofertadas duas vagas por curso, a cada ano, em todas as unidades do Estado, a partir de 2018.

portaria_pec-g

A iniciativa é inédita na instituição e permitirá que os estudantes estrangeiros tenham vagas reservadas nos cursos de graduação do CEFET-MG. Para o secretário de Relações Internacionais, Jerônimo Coura Sobrinho, tal garantia de vagas constitui uma das ações de internacionalização do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), para os anos de 2016-2020. A resolução representa a materialização de esforços, uma vez que amplia o intercâmbio de alunos estrangeiros em todos os seus campi e seus cursos.  Segundo o professor, esse foi um dos maiores ganhos, nos últimos anos, para a internacionalização do CEFET-MG.

Em 2017, quatro alunos do Haiti, Guiné-Bissau, Gana e Honduras ingressaram na graduação nas unidades Belo Horizonte e Timóteo. De acordo com o Ministério da Educação, os estudantes interessados são pré-selecionados pelas missões diplomáticas brasileiras. A seleção dá preferência às “pessoas inseridas em programas de desenvolvimento socioeconômico, acordados entre o Brasil e seus países de origem”. (fonte: SECOM).

Veja as Instituições brasileiras participantes e os cursos ofertados. 

Saiba mais: CEFET-MG vai ofertar duas vagas por curso para estrangeiros no PEC-G