MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Assinatura de acordo possibilita programa de leitorado espanhol nas instituições da rede federal

Quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020
Última modificação: Quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e a embaixada da Espanha no Brasil assinaram, na última terça-feira, 18/02, um  Memorando de Entendimento (MoU) para ampliação da colaboração educacional  entre instituições do Brasil e da Espanha.

O MoU é resultado das negociações estabelecidas ao longo de 2019 para oferta de cursos de espanhol para professores da Rede, primeira ação prevista para este ano, e para a elaboração de um Programa de Leitores de Espanhol. Por meio do programa de leitorado, a instituição recebe professores para o ensino do idioma,  intercâmbio cultural e troca de conhecimentos e experiências. Para esse programa, já foi apresentada uma proposta de projeto para a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID), que aguarda liberação orçamentária para ampliação do programa no Brasil.

O documento também contempla a promoção de atividades acadêmicas e culturais. Segundo o Conif, o acordo possibilitará a atuação em rede dos institutos federais, que já possuem parcerias isoladas. O próximo passo será a elaboração de plano de ação para novas atividades e estruturação das atividades previamente acordadas. As ações estão previstas para a primeira quinzena de março em reunião com o escritório de educação da Embaixada da Espanha.

Clique e saiba mais sobre o Acordo no Portal do Conif.