MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Participem do Dia Internacional – 30/09/2020!

Quarta-feira, 19 de agosto de 2020
Última modificação: Quarta-feira, 19 de agosto de 2020

Dia Internacional – 30 de setembro de 2020

 

A Secretaria de Relações Internacionais – SRI –  está se mobilizando para promover o Dia Internacional no CEFET-MG, na modalidade on-line, e convida todos os discentes e servidores para participarem das atividades desse Dia, aproveitando a oportunidade para o contato e a prática em diferentes idiomas! 

O Dia Internacional foi instituído pela RESOLUÇÃO CEPE-30/19, de 16 de dezembro de 2019, que em seu Art. 1º aprovou uma data por semestre, para a promoção de atividades voltadas à internacionalização em todas as unidades do CEFET-MG. A Portaria DIR N 46 / 2020, de 22 de janeiro de 2020, definiu a data de 30 de setembro para o Dia Internacional neste segundo semestre. 

O  Dia Internacional busca a interação com toda a comunidade interna, através da divulgação de ações internacionais, discussão e reflexão sobre o contexto atual da internacionalização. Dentre elas, estão as atividades acadêmicas e de pesquisas, promoção de atividades e ações com caráter intercultural em todos os setores, incluindo os administrativos. Serão realizadas palestras, bate-papos e divulgados vídeos abordando diversos contextos da internacionalização, incluindo mobilidades docente e discente, oferta de atividades e disciplinas em outros idiomas, oportunidades de estágios e experiência de trabalho.

A SRI pretende dar suporte antecipadamente a toda a comunidade para a participação. Aos docentes, para que promovam atividades didático-pedagógicas em outros idiomas, preferencialmente o inglês, língua acadêmica oficial, mas podendo ser em francês ou espanhol. Aos discentes brasileiros, para que possam compartilhar com a comunidade suas experiências internacionais e, aos estrangeiros que estão no Brasil, com o objetivo de gravar vídeos curtos que elucidem algumas características relacionadas à cultura, arte, música, culinária, vestimenta, geografia, natureza etc. Aos técnicos-administrativos, em suas atividades específicas, como, por exemplo, a divulgação, discussão de significados e treino de pronúncia de termos técnicos por meio de sites etc.

Foi solicitado o apoio às Diretorias de Campus por meio da indicação, até o dia 24/08, de 2 professores e 1 técnico administrativo para uma reunião preparatória com a SRI, em data a ser definida. A intenção é que essa equipe possa colaborar no planejamento e organização das ações deste Dia, pensando em toda a comunidade e em todos os níveis de ensino.

Fiquem atentos à programação do evento, que será divulgada em nosso site, e participem conosco!