MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Defesa de dissertação no Programa de Dupla Diplomação

Quinta-feira, 15 de outubro de 2020
Última modificação: Quinta-feira, 15 de outubro de 2020
O aluno Gabriel Laender Teles de Freitas, do curso de Química Tecnológica, participou de Mobilidade Acadêmica Internacional do Programa de Dupla Diplomação no Instituto Politécnico de Bragança (IPB), em Portugal, e defendeu sua dissertação no dia 17/07/2020, cujo título é “Monitorização de Pesticidas como Poluentes Emergentes em Rios do Nordeste de Portugal”.O aluno foi orientado pela professora Dra. Patrícia Santiago de Oliveira Patrício, do CEFET-MG, e pelos professores Ana Queiroz e António Manuel Esteves, do IPB. O trabalho apontou que a monitorização da contaminação dos recursos hídricos é atualmente uma área de investigação cada vez mais relevante. Com o aumento demográfico mundial, e consequente aumento da quantidade de resíduos produzidos, os meios hídricos tornaram-se receptores privilegiados dos mais diversos tipos de poluentes, sejam eles provenientes de atividades industriais ou agrárias, resíduos hospitalares, entre outros. Esses resíduos têm se tornado cada vez mais complexos e representam um perigo potencial não só para a fauna e a flora aquática, como também para o próprio ser humano.
WhatsApp Image 2020-10-13 at 10.05.21
Imagem de Gabriel durante a defesa
O estudo apresenta o desenvolvimento de uma metodologia experimental que combina duas técnicas de extração e dois métodos instrumentais para a análise de diferentes classes de pesticidas em meios hídricos. A validação do método analítico é realizada por meio da análise de pesticidas em diferentes amostras recolhidas em 3 rios distintos da região do nordeste de Portugal. A metodologia experimental baseou-se na utilização da extração em fase sólida (SPE) e/ou na microextração em fase sólida (SPME), seguida da análise por cromatografia líquida com detetor de arranjo de díodos (HPLC-DAD) e/ou por cromatografia gasosa com espetrometria de massas (GC-MS).
A banca avaliadora foi composta por:
Simão Pedro de Almeida Pinho – Presidente
Ramiro José Espinheira Martins – Arguente
António Manuel Esteves Ribeiro – OrientadorCom a classificação de até 20 pontos, Gabriel teve seu Mestrado em Química Tecnológica aprovado com 18.(Informações fornecidas pelo próprio aluno)