MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Lançamento de livros infantojuvenis pelo INFORTEC foi um marco na internacionalização do canal

Quarta-feira, 6 de janeiro de 2021
Última modificação: Quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

Na última terça-feira de 2020, dia 29/12, aconteceu o lançamento de três livros infantojuvenis da escritora e doutoranda do CEFET-MG, Moba Nepe Zinid, apresentado por Mateus e Gérard, ambos também doutorandos da Instituição. O evento foi divulgado em português e em francês, tornando-se, portanto, um marco na internacionalização do canal do INFORTEC, Grupo de Pesquisa coordenado pelo Prof. Vicente Parreiras do DELTEC.

Trata-se dos livros infantojuvenis Lagarto limpinho (em PDF), A árvore dos vestidos e L’arbre aux vêtements, versão em francês, traduzidos e revisados por outros três alunos  doutorandos do CEFET-MG Brice Agossa, Gérard Nouatin e Arcade Kakpo, todos do Benin (país da África Ocidental). O horário foi definido visando facilitar a audiência do público do Benin, contou com a presença prefaciador da obra, Monsieur Daté Atavito Barnabé-Akayi, escritor com mais de 20 obras publicadas, professor universitário e monitor na Universidade de Abomey-Calavi – UAC –, Benin e foi apresentado por Mateus e Gérard, também doutorandos da Instituição.

 Lançamento de livros MopaLançament de Livres Mopa

Além dos já citados, igualmente compuseram a mesa virtual: o prefaciador das duas outras obras de Moba Nepe, A árvore dos vestidos e Lagarto limpinho,  o poeta, escritor  e professor da UFMG, Evaldo Balbino (com 8 livros publicados), bem como as ilustradoras das obras em português, respectivamente, Camila Lacerda e Zila Fontes.

Foram duas horas de lançamento virtual, com tradução consecutiva das falas de todos os participantes, configurando-se em um marco não só para o INFORTEC mas para a internacionalização do CEFET-MG, e pode ser assistido a qualquer momento pelo link

Para os interessados em conhecer o canal do INFORTEC no YouTube podem também acessar aqui.