MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Aluno de Química Tecnológica defende dissertação de mestrado em Portugal

Quarta-feira, 13 de janeiro de 2021
Última modificação: Segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

O aluno Gabriel de Freitas Batista, do curso de Química Tecnológica, defendeu no fim de 2020 sua dissertação de mestrado durante Mobilidade Acadêmica Internacional do Programa de Dupla Diplomação no Instituto Politécnico de Bragança (IPB), em Portugal.

Gabriel foi orientado pela professora Raquel Vieira Mambrini, do CEFET-MG, e pelo professor Helder Teixeira Gomes, do IPB.  O aluno do CEFET apresentou o trabalho intitulado “Application of Compost-Derivated Carbon Catalysts on Catalytic Wet Peroxide Oxidation of Leachate Waters from Mechanical and Biological Treatment Plant Units for Municipal Solid Waste”.

O trabalho desenvolvido foca no tratamento de águas lixiviadas de um aterro sanitário via processos de oxidação avançados, utilizando um catalisador a base de carbono que foi sintetizado a partir do composto de uma planta de tratamento de resíduos sólidos municipais. A filosofia empregada na pesquisa foi a de mitigar a geração de resíduos, permitindo a geração de uma nova aplicação para materiais que seriam descartados, utilizando um resíduo para tratar outro resíduo.

18. Foto da apresentação da tese

O Programa de Dupla Diplomação é coordenado pela Secretaria de Relações Internacionais e Diretoria de Graduação do CEFET-MG. Para saber mais, clique aqui.