MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

UNESP promove III Congresso Internacional de Português Língua Não Materna

Segunda-feira, 29 de novembro de 2021
Última modificação: Segunda-feira, 29 de novembro de 2021

Entre os dias 2 e 3 de dezembro, ocorrerá o III Congresso Internacional de Português Língua Não Materna (CIPLíNM). Este evento ocorrerá na modalidade online e estará aberto para todos os públicos.

O III CIPLíNM é uma iniciativa idealizada por docentes e pesquisadores da área de Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores de Português Língua Não Materna (PLNM), da Faculdade de Ciências e Letras e do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP – campus de Araraquara.

No dia 02 às 09 horas, ocorrerá a Mesa de abertura “Políticas Linguísticas em movimentos: desafios e projeções”, que contará com a presença de Edleise Mendes (UFBA), Paulo Feytor Pinto (ILTEC) e Viviane Aparecida Bagio Furtoso (UEL).

Nesse mesmo dia, haverá uma Mesa redonda intitulada “Ensino de língua portuguesa para estudantes indígenas: fundamentos, experiências e desafios contemporâneos”, às 19 horas. Essa atividade será ministrada por André Marques do Nascimento (UFG) em conjunto com Sandra Benite (MASP).

Já no dia 03 às 09 horas, será realizada uma mesa redonda com a presença das professoras Ronice Quadros (UFSC) e Sandra Farias Nascimento (UnB), com o título “Português para surdos”.

Além disso, ocorrerão dois minicursos, “Ferramentas digitais na aula de PLA: ampliação do repertório e aprimoramento das práticas pedagógicas” apresentado pela Fiama Vanz e “Práticas colaborativas no ensino de Português como Língua de Acolhimento: desafios e estratégias” ministrado por Lígia Soares Sene e Taiana Lucia Corrêa de Matos. Ambos acontecem nos dias 02 e 03 de dezembro, das 17:00 às 18:30.

Todas as atividades serão transmitidas pelo YouTube no link, não sendo necessária a realização de inscrição prévia.

Para mais informações, clique aqui.