MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Aluna de Letras ministra palestra aos alunos do Pré PEC-G

Quinta-feira, 31 de outubro de 2019
Última modificação: Sexta-feira, 1 de novembro de 2019

Os alunos da turma de 2019 do Programa Pré PEC-G* participaram, no dia 4 de outubro, de uma palestra com a graduanda do curso de Letras – Tecnologias de Edição, Danielle Ferreira Gomes Porto. Danielle compartilhou um pouco de sua história, de forma a fomentar novas experiências linguísticas ao grupo.

Após contar sobre sua experiência com o câncer (sinoviossarcoma), a turma demonstrou interesse pela história da Danielle e fez diversas perguntas relacionadas ao tratamento da doença, à prótese e aos preconceitos. Foi um momento em que os alunos puderam colocar em prática seu conhecimento linguístico e se posicionar como entrevistadores, já que dias depois seriam entrevistados durante a prova do Exame Celpe-Bras.

A convidada respondeu às perguntas de maneira muito descontraída, arrancando boas risadas dos alunos e, ainda, promovendo um momento de autorreflexão em todos que participaram. Ao final, os alunos, prontamente, escreveram cartas de agradecimento para a Danielle por ter doado uma parte de seu tempo para compartilhar com eles novos conhecimentos por meio de uma história cativante.

 

*O programa Pré-PEC-G é um curso preparatório para o exame Celpe-Bras (Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros), oferecido pela Secretaria de Relações Internacionais (SRI) do CEFET-MG e, em 2019, foi constituído por 12 candidatos ao PEC-G (Programa de Estudantes-Convênio de Graduação) de cinco países diferentes (Benin, Gana, Gabão, Jamaica e República do Congo).pre epc1