MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Defesa de TCC na língua francesa: CEFET-MG – Unidade Araxá e Université Grenoble Alpes – UGA

Quinta-feira, 12 de dezembro de 2019
Última modificação: Quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

Na última sexta-feira, Lucas Ferreira de Faria, aluno do curso de Automação Industrial da Unidade Araxá, defendeu o seu Trabalho de Conclusão de Curso – TCC com o título “Desenvolvimento de um painel elétrico inteligente didático multifunções com interface homem-máquina para controle de cargas”.

O destaque para a defesa, além do mérito do trabalho, deve-se ao fato de ter sido na língua francesa, acontecimento inédito, de acordo com nossos registros. Esse diferencial deu-se pela somatória de diversos fatores:

  • o aluno aproveitou a mobilidade na França (UGA) para desenvolver sua proficiência linguística;
  • o trabalho continuou a ser desenvolvido, após o retorno para Araxá, sob a orientação do Prof. Mateus Antunes Oliveira Leite, que também fez parte de seu doutorado na UGA;
  • a disponibilidade de outro professor da área, em Araxá, também com doutorado na França, para composição da banca;
  • a disponibilidade dos professores franceses para compor a banca;
  • o apoio da Leitora Nina Layotte na revisão do resumo estendido, na preparação da apresentação final e na tradução português-francês das considerações de um dos membros da banca.

O aluno aproveitou para agradecer pela oportunidade de mobilidade. Ele havia participado de 2 processos seletivos, mas não alcançava pontuação suficiente para concorrer com os demais alunos do CEFET-MG, pois trabalhava e não tinha disponibilidade para participar de projetos institucionais. Em 2018, a SRI mudou a política de distribuição de vagas, passando a alocá-las por curso e por campus, o que possibilitou ao aluno competir entre seus pares e ser selecionado.

Depois de aprovado no TCC, Lucas ainda explicitou o interesse em continuar seus estudos na França, o que já foi aceito informalmente pelos professores da UGA.

Importante também destacar que a realização da defesa na língua francesa é fruto dos acordos com a UGA e com a Embaixada da França via Programa de Leitorado Francês. Uma das ações desse Programa é um curso intensivo preparatório de 3 semanas, oferecido pela SRI desde 2018, para os alunos selecionados para mobilidade na França,

Professor Orientador: Mateus Antunes Oliveira Leite

Professor Coorientador: Domingos Sávio de Resende

Leandro Resende Mattioli (Cefet-MG/Campus Araxá)

Henrique José Avelar (Cefet-MG/Campus Araxá)

Maria Cristina Ramos de Carvalho (Cefet-MG/Campus Belo Horizonte)

Pierre Canat (Université Grenoble Alpes)

Daniel Hilaire (Université Grenoble Alpes)

IMG-20191209-WA0058            IMG-20191209-WA0056