MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Primeiras defesas do Programa de Dupla Diplomação

Segunda-feira, 13 de abril de 2020
Última modificação: Terça-feira, 14 de abril de 2020

Os alunos do CEFET-MG, Bernardo Campos Andrade, do curso de Engenharia Mecânica, e Cassiano de Brito Andrade, de Engenharia de Computação, foram os primeiros estudantes a defender seus trabalhos desenvolvidos durante a mobilidade acadêmica internacional do Programa de Dupla Diplomação, no Instituto Politécnico de Bragança (IPB), em Portugal. O Programa tem como objetivo permitir aos estudantes dos cursos de graduação a obtenção dos diplomas de Bacharelado, do CEFET-MG, e de Mestrado, do IPB.

Para tornar-se Mestre em Engenharia Industrial, Bernardo Campos Andrade, orientado pelo professor Paulo Eduardo Lopes Barbieri, do Departamento de Engenharia Mecânica do CEFET-MG, apresentou o trabalho intitulado “Algoritmo de dimensionamento de secadores de alimentos por bomba de calor a ar”. O desenvolvimento do seu trabalho serviu para o apoio ao projeto de um protótipo de uma máquina de secagem de alimentos de pequeno porte, focada no mercado doméstico. O algoritmo criado por ele também resultou na publicação do artigo “Heat Pump Dryer Design Optimization Algorithm”.

Já Cassiano de Brito Andrade, orientado pelo professor Flávio Roberto dos Santos Coutinho, do Departamento de Computação do CEFET-MG, para obter seu título de Mestre em Sistemas de Informação, escreveu seu trabalho todo em língua inglesa, cujo título é “Web application for the Mentoring Academy program”. Em sua pesquisa, Cassiano propôs uma aplicação web que viabilizasse a execução do “Mentoring Academy”, um programa que visa à integração de estudantes do ensino superior do IPB, por meio de mentoria e tutoria em pares. O sistema criado pelo aluno fornece um meio de integração de estudantes, permitindo-lhes ter inclusão sócio-acadêmica e apoio em unidades curriculares.

A defesa dos trabalhos é um dos últimos requisitos para que os alunos tenham direito aos títulos de bacharel e mestre.

Bernardo Campos Andrade

Foto Bernardo Campos

Banca: Prof. Dr. João Ribeiro, Prof. Dr. Luís Ribeiro, Prof. Dr. Armando Oliveira, Profª. Drª. Elsa Ramalhosa

Data da defesa: 02/03/2020

 

Cassiano de Brito Andrade

Cassiano Brito - defesa de tese foto-1

Banca: Prof. Dr. Paulo Jorge Teixeira Matos, Profª. Drª. Maria João Tinoco Varanda Pereira, Prof. Dr. Paulo Alexandre Vara Alves

Data da defesa: 26/02/2020

 

O Programa de Dupla Diplomação é coordenado pela Secretaria de Relações Internacionais e Diretoria de Graduação do CEFET-MG. Para saber mais, clique aqui.