MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Alunas de Engenharia de Materiais do CEFET-MG defendem TCC em Berlim

Quarta-feira, 22 de abril de 2020
Última modificação: Quarta-feira, 22 de abril de 2020

As alunas de Engenharia de Materiais do CEFET-MG, Ana Luiza de Paiva Melo e Juliana Sofia Fonseca Camargos, desenvolveram e defenderam seus Trabalhos de Conclusão de Curso durante a mobilidade acadêmica internacional na Technische Universität Berlin (TU-Berlin) e na Bundesanstalt für Materialforschung und -prüfung (BAM), em Berlim, Alemanha. Os trabalhos são um dos requisitos para a obtenção do título de Bacharel em Engenharia de Materiais.

A aluna Ana Luiza de Paiva Melo, orientada pela Prof.ª Dr.ª -Ing. Cláudia Fleck (TU-Berlin), pelo Dr. -Ing. Leonardo Agudo Jácome (BAM) e coorientada pelo Dr. -Ing. Pedro Dolabella Portella (BAM) e pela ex-aluna do CEFET-MG, Dipl. -Ing. Erika Alves Alcântara (TU-Berlin), desenvolveu e apresentou seu trabalho em inglês, cujo título é “3D Dislocation Substructure Evolution In Crept Ni-base Superalloy Single Crystal”.

Em sua pesquisa, Ana Luiza avaliou a densidade de discordância em Superligas de Cristal Único à base de Níquel em diferentes direções cristalográficas, com o objetivo de comparar técnicas de caracterização 2D já existentes na literatura com os resultados encontrados na avaliação tridimensional, a qual permite uma melhor visualização e compreensão do comportamento desses defeitos no metal.

Por sua vez, a aluna Juliana Sofia Fonseca Camargos, orientada pela Prof.ª Dr.ª -Ing. Cláudia Fleck (TU-Berlin) e pela Dipl. -Ing. Erika Alves Alcântara (TU-Berlin), e coorientada pela Prof.ª Dr.ª Roberta Viana Ferreira (CEFET-MG) e pelo Dr. -Ing. Pedro Dolabella Portella (BAM), desenvolveu e apresentou seu trabalho em inglês, intitulado “Mechanical Characterization of Cellulose Acetate nanofibers in different length scales”.

A pesquisa focou na caracterização morfológica e mecânica de nanofibras de acetato de celulose por meio de ensaios de tração e nanoindentação. O material estudado visa o desenvolvimento de scaffolds, técnica de Engenharia de Tecidos para reconstrução de estruturas do corpo. Parte da pesquisa foi desenvolvida com o apoio do Charité, uma das maiores Universidade de Medicina da Europa.

Ana Luiza de Paiva Melo

Ana Luiza

A foto mostra, da esquerda para a direita, os membros da banca avaliadora e a aluna: Dr. -Ing. Leonardo Agudo Jácome (BAM), Ana Luiza de Paiva Melo, Dipl. -Ing. Erika Alves Alcântara (TU-Berlin) e Dr. -Ing. Pedro Dolabella Portella (BAM).

Data da defesa: 21 de fevereiro de 2020.

Juliana Sofia Fonseca Camargos

Juliana Sofia

A foto mostra, da esquerda para a direita, os membros da banca avaliadora e a aluna: Prof.ª Dr.ª -Ing. Cláudia Fleck (TU-Berlin), Prof.ª Dr.ª Roberta Viana Ferreira (CEFET-MG), Juliana Sofia Fonseca Camargos, Dipl. -Ing. Erika Alves Alcântara (TU-Berlin) e Dr.ª -Ing.Ute Niebergall (BAM).

Data da defesa: 27 de fevereiro de 2020.