MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Estudantes do Cefet-MG fazem curso na empresa Siemens, Alemanha

Quinta-feira, 21 de maio de 2020
Última modificação: Sexta-feira, 22 de maio de 2020

Os alunos do curso de Engenharia Elétrica do Cefet-MG, Emília Quintão Fernandez, Felipe Bordoni Diniz e Gabriel Abreu Matoso, participaram do curso “Realidade Virtual para Aplicação Industrial” durante mobilidade acadêmica internacional na Hochschule Karlsruhe (Universidade de Ciências Aplicadas de Karlsruhe), na Alemanha.

O curso, que aconteceu nas instalações da empresa Siemens, apresentou o básico sobre realidade virtual para um grupo de nove estudantes internacionais, entre eles os três alunos do Cefet-MG. O objetivo do curso era criar uma aplicação simples de realidade virtual para um sistema baseado em Windows, que pudesse ser utilizado em um produto genuíno da Siemens no futuro. Essa experiência foi retratada em uma publicação da universidade, a Magazin der Hochschule Karlsruhe, que teve coautoria da estudante Emília Quintão Fernandez.

Na página 52 da revista foi publicada uma matéria, em inglês, com informações sobre o curso e com declarações de alguns estudantes, dentre eles o brasileiro Felipe Bordoni, que destacou o trabalho em equipe. “Normalmente, quando você tem aulas de laboratório na universidade, os experimentos já foram resolvidos e criados para alcançar objetivos que, na maioria das vezes, já eram conhecidos pelos estudantes. O laboratório de realidade virtual foi completamente diferente, em cada dia tínhamos tarefas distintas para resolver, com novos problemas aparecendo enquanto tentávamos solucioná-las. Isso nos demandou trabalhar de forma paralela, sempre equilibrando o trabalho individual com o trabalho em equipe. Também foi uma grande experiência estar em um ambiente profissional e ter um pouco do sentimento de como é trabalhar em um projeto de uma grande empresa como a Siemens”.

Foto emrepsa Siemens - Alemanha

Na foto: os participantes do curso Edgar David Rey González – Tecnológico de Monterrey – Campus Ciudad Juárez, Ali Bagherzadeh Karimi – Hochschule Karlsruhe,  Gabriel Abreu Matoso – CEFET-MG – Campus Belo Horizonte, Matheus Pierroti Silva – USP – Campus São Carlos, Francisco Javier Estevez – Tecnológico de Monterrey – Campus Guadalajara, Pr. Dr. Alexei Konnov – KIT e Siemens, Alejandra Bermúdez – Tecnológico de Monterrey – Campus León, Ricardo Cadena Cortés – Tecnológico de Monterrey – Campus León, Felipe Bordoni Diniz – CEFET-MG – Campus Belo Horizonte, Gabriel Andrés Tito Rubio – Tecnológico de Monterrey – Campus Querétaro

Clique aqui e confira a publicação na íntegra.