MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Curso online de EMI para docentes do CEFET-MG

Sexta-feira, 22 de maio de 2020
Última modificação: Sexta-feira, 29 de maio de 2020

O CEFET-MG, em parceria com a Embaixada e Consulados dos EUA, oferecerá ao seu corpo docente um curso online em EMI (English as a Medium of Instruction), durante os meses de junho e julho. A Professora Dawn Bikowski, mestre em linguística e Ph.D em currículo e ensino, será a especialista responsável por ministrar o curso.

Organizado pela Secretaria de Relações Internacionais do CEFET-MG, o curso foi inicialmente planejado para acontecer de forma presencial, mas havia sido cancelado devido à pandemia causada pelo coronavírus. Apesar das dificuldades do momento, a SRI não mediu esforços para continuar seu trabalho de internacionalização e contribuir para o desenvolvimento dos docentes da instituição e elaborou um projeto de curso a distância, embasado no anterior, que contou com o apoio de professores da casa. O projeto foi aprovado pelo Departamento de Estado e pela Georgetown University.

Segundo a Secretária Cristina Carvalho, “utilizando o EMI, também reconhecido como uma metodologia ativa, oferecemos aos docentes de conteúdos diversos da Instituição a capacitação para utilizar mais uma ferramenta que qualifica o corpo discente. Dessa maneira, continuamos trabalhando rumo à consolidação das políticas de internacionalização do CEFET-MG. A SRI espera manter este acordo e poder oferecer novos cursos em função da demanda e do interesse dos nossos professores”.

O curso está planejado para acontecer em cinco semanas, a partir de 15 de junho, com carga horária total de 40 horas, sendo 20 horas reservadas às aulas e 20 horas reservadas para leitura e realização de atividades. Esta versão será oferecida aos professores que já estavam inscritos para a proposta presencial e que confirmaram seu interesse por meio de formulário específico da SRI, encerrado em 15 de maio. Os participantes receberão certificado com assinatura do CEFET-MG e do Regional English Language Office e terão acesso às aulas pelo serviço de Telepresença da instituição por meio de conferência web. Nos próximos dias os inscritos irão receber informações sobre datas, horários e instruções de como acessar as aulas.