MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Defesa de dissertação no Programa de Dupla Diplomação

Quinta-feira, 16 de julho de 2020
Última modificação: Quinta-feira, 16 de julho de 2020

A aluna Marcela Viana Pereira de Almeida, do curso de Engenharia da Computação, participou de Mobilidade Acadêmica Internacional do Programa de Dupla Diplomação no Instituto Politécnico de Bragança (IPB) e defendeu sua dissertação no dia 18/06/2020, cujo título é “EasyCoding – Methodology to Support Programming Learning”. A aluna foi orientada pela professora Glívia Barbosa, do CEFET-MG, e pelos professores Maria João Varanda e Professor Luís Alves, do IPB.

imagem_defesa

Imagem de Marcela durante a defesa

Com a dissertação escrita completamente em inglês, Marcela propôs uma metodologia inovadora de ensino à programação, para ser utilizada principalmente nas primeiras disciplinas de programação dos cursos de tecnologia. Durante todo o ano acadêmico de 2019/2020, foram desenvolvidos e aplicados guias de atividades aos alunos, com exercícios dentro de plataformas on-line de ensino à programação, com o intuito de motivá-los a programarem ainda mais dentro e fora de sala de aula. Além disso, uma aplicação web foi desenvolvida com o nome de “EasyCoding”, com o objetivo de auxiliar o professor na aplicação dessa metodologia desenvolvida por meio da geração automática desses guias de atividade, conforme as necessidades do professor.

A banca avaliadora foi composta por:

Professor Dr. José Eduardo Moreira Fernandes – Presidente

Professor Dr. Paulo Alexandre Vara Alves – Aguente

Professora Dr. Maria João Tinoco Varanda Pereira – Orientadora

Com a classificação de até 20 pontos, a aluna teve seu Mestrado em Sistema de Informação aprovado com 17, tendo apresentado um trabalho bem escrito e bem estruturado.

Como fruto de sua pesquisa, a aluna publicou um artigo em formato de short paper na International Computer Programming Education Conference (ICPEC), de 2020.