MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Defesa de dissertação no Programa de Dupla Diplomação

Segunda-feira, 20 de julho de 2020
Última modificação: Segunda-feira, 20 de julho de 2020

A aluna Letícia Morato Torres, do curso de Engenharia Mecânica, participou de Mobilidade Acadêmica Internacional do Programa de Dupla Diplomação no Instituto Politécnico de Bragança (IPB), em Portugal, e defendeu sua dissertação no dia 02/07/2020, cujo título é “Modelo de domínio das tecnologias de conversão de energia”. A aluna foi orientada pelo professor Fernando Antônio Rodrigues Filho, do CEFET-MG, e pelos professores Luís Manuel Frölén Ribeiro e José Eduardo Moreira Fernandes, do IPB, e recebeu nota 17, numa escala de até 20 pontos.

Percebendo que atualmente é dada uma grande atenção às energias renováveis, por se mostrarem fontes abundantes, inesgotáveis e presentes em quase todo o mundo, Letícia desenvolveu sua pesquisa visando sistematizar as informações científicas e técnicas relacionadas a “tecnologias de conversão de energia” em uma abordagem padrão, para facilitar o conhecimento sobre o tema por pessoas especialistas e não especialistas.

leticia

Imagem de Letícia durante a defesa

Para isso, foram levantados os principais conceitos e termos frequentes necessários para a compreensão do tema, utilizando artigos científicos, livros e dados de empresas especializadas no assunto. Posteriormente, foi utilizada a linguagem de modelação UML (Unified Modeling Language) para compilar os conceitos em um diagrama de classes. O objetivo do uso do diagrama foi o de tornar claros os principais conceitos sobre as tecnologias de conversão de energia, a relação entre eles, e proporcionar uma visão dinâmica e simples sobre o tema, que apesar de ser relativamente conhecido, pode estar sujeito a uma disseminação difusa e exagerada, proveniente principalmente da internet.

A banca avaliadora foi composta por:

Professor Dr. João Ribeiro – Presidente

Professor Dr. Luís Ribeiro (Orientador) – Vogal

Professora Paulo Matos – Vogal