MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Professores do CEFET-MG concluem curso de EMI em parceria com Embaixada Americana

Segunda-feira, 20 de julho de 2020
Última modificação: Segunda-feira, 20 de julho de 2020

O CEFET-MG, por meio de sua Secretaria de Relações Internacionais, ofereceu, em parceria com a Embaixada dos EUA, um curso online em English as a Medium of Instruction (EMI) para 38 docentes da instituição, de diferentes áreas, de 15 de junho a 15 de julho de 2020. Inicialmente planejado para acontecer de forma presencial, a maneira encontrada pela SRI para continuar seu trabalho de internacionalização foi elaborar um projeto de curso a distância, que foi aprovado pelo Departamento de Estado Americano. O foco do curso foi preparar os participantes para ministrarem o conteúdo das suas disciplinas no CEFET, também em língua inglesa.

O curso de EMI foi ministrado pela Professora americana Dawn Bikowski, mestre em linguística e Ph.D em currículo e ensino. As aulas aconteceram por meio da plataforma de webconferência da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), em dois encontros semanais com duração de 2 horas cada, durante 5 semanas. Além das aulas online, o curso contou com atividades e leituras extraclasse, totalizando 40 horas de carga horária.

Os professores do CEFET-MG demonstraram grande envolvimento e participação nas aulas e nas atividades. Todos revelaram, em diversos momentos, a satisfação em participar do curso, como a profª Marília Ramalho Domingues Nessralla, do Departamento de Formação Geral do Campus Araxá, que agradeceu à SRI por disponibilizar o curso de forma online e afirmou ter sido uma experiência gratificante. Também o prof. Enderson Neves Cruz, do Departamento de Eletrônica e Biomédica de Belo Horizonte, agradeceu à professora Bikowski, dizendo que adorou o curso e acrescentando que o conhecimento adquirido será essencial para melhorar sua própria didática.

Os profissionais que atuaram no projeto representando os EUA também deram seu relato sobre a experiência. A especialista que ministrou o curso, profª Dawn Bikowski, disse que amou trabalhar com o grupo de profissionais incríveis do CEFET-MG. Ela ressaltou a energia positiva, o trabalho árduo, a dedicação e a vontade do grupo.

A brasileira Cynthia Rocha, representante do escritório da Embaixada Americana em Belo Horizonte que teve participação no projeto, parabenizou a todos os envolvidos. Já a Srª Jennifer L. Uhler, representante da Embaixada Americana, parabenizou o CEFET-MG afirmando estar muito feliz que o projeto pôde acontecer de forma virtual já que foi preciso cancelar o curso presencial. Ela também agradeceu a parceria com a Instituição e deixou as portas abertas para parcerias em projetos futuros.

A SRI, que contou com 3 participantes ouvintes do curso, agradece a participação e o envolvimento de todos! Continuamos trabalhando com os parceiros representantes dos USA para viabilizar um novo curso de EMI com foco no ensino online e a oferta de uma segunda versão do curso inicial de EMI para aqueles que não tiveram a oportunidade no primeiro momento.

Equipe da SRI

1 2

Clique nas imagens para ampliar