MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Defesa de dissertação no Programa de Dupla Diplomação

Terça-feira, 21 de julho de 2020
Última modificação: Terça-feira, 21 de julho de 2020

O aluno Guilherme Lopes Gontijo, do curso de Engenharia de Produção Civil, participou de Mobilidade Acadêmica Internacional do Programa de Dupla Diplomação no Instituto Politécnico de Bragança (IPB), em Portugal, e defendeu sua dissertação no dia 19/06/2020, cujo título é “Thermal Behaviour of Compressed Earth Blocks with Municipal Organic Waste Incorporation”. O aluno foi orientado pelo professor Dr. Conrado Rodrigues, do CEFET-MG, e pelos professores Dra. Débora Ferreira e Dr. Luís Mesquita, do IPB.

Com a dissertação escrita completamente em inglês, Guilherme buscou avaliar as influências da incorporação da fração orgânica de resíduos municipais coletados na cidade de Mirandela (Portugal) em Blocos de Terra Compactados (BTCs). Ao longo do desenvolvimento do trabalho foram realizados ensaios experimentais, com o objetivo de investigar propriedades químicas, térmicas e mecânicas dos blocos com e sem o resíduo. Além disso, o aluno realizou um ensaio experimental com uma parede de 1m² confeccionada com blocos que possuíam o resíduo incorporado, a fim de testar e verificar a integridade e isolamento do material, bem como executar análises numéricas pelo software Ansys, para a modelagem do fenômeno. 

A banca avaliadora foi composta por::

Manuel Teixeira Braz César – Presidente (IPB)

Débora Ferreira – Orientadora (IPB)

Humberto Varum – Arguente (Universidade do Porto)

Com a classificação de até 20 pontos, Guilherme teve seu Mestrado em Engenharia da Construção aprovado com 19, tendo apresentado um trabalho bem estruturado. 

Como fruto de sua pesquisa, os resultados obtidos no trabalho do aluno compuseram o artigo “Fire behaviour of ecological soil–cement blocks with waste incorporation: Experimental and numerical analysis”, publicado no periódico Journal of Fire Sciences