MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Defesa de dissertação no Programa de Dupla Diplomação

Quarta-feira, 2 de setembro de 2020
Última modificação: Quarta-feira, 2 de setembro de 2020
A aluna Heloísa Oliveira Resende Diniz, do curso Engenharia de Materiais, participou de Mobilidade Acadêmica Internacional do Programa de Dupla Diplomação no Instituto Politécnico de Bragança (IPB) e defendeu sua dissertação no dia 16/07/2020, cujo título é “Valorização de óleos alimentares usados através de processos de conversão em biodiesel catalisados por líquidos iónicos”. A aluna foi orientada pela professora Danielle Marra de Freitas Silva Azevedo, do CEFET-MG, e pelos professores Paulo Miguel Pereira de Brito, Ana Maria Alves Queiroz da Silva e António Manuel Esteves Ribeiro, do IPB.

Foto 1

Imagem de Heloísa durante a defesa

Apresentando soluções alternativas à utilização de fontes de energia baseadas em combustíveis fósseis, Heloísa estudou a produção de biodiesel aplicando um líquido iônico como catalisador das reações e utilizando amostras de óleo de cozinha como matéria-prima. A aluna também avaliou o número máximo de ciclos de recuperação a que o líquido iônico pode ser sujeito sem perda significativa do rendimento da reação. A pesquisadora concluiu que o líquido iônico foi capaz de catalisar reações para produção de biodiesel e pôde ser reutilizado quatro vezes sem a perda do rendimento da reação. Além disso, o líquido iônico também foi utilizado para tratar o óleo usado, diminuindo sua acidez.
 
A banca avaliadora foi composta por:

Maria Olga de Amorim e Sá Ferreira– Presidente
Ana Maria Alves Queiroz da Silva – Orientadora
António Manuel Coelho Lino Peres – Arguente

Com a classificação de até 20 pontos, Heloísa teve seu Mestrado em Engenharia Química aprovado com 18, tendo apresentado um trabalho bem desenvolvido.