MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

O Ano Novo Chinês – Entenda como funciona

Segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021
Última modificação: Segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

Em 2021 o ano novo chinês foi datado no dia 12 de fevereiro, início do Ano do Boi. Para entender é necessário saber que o horóscopo chinês é subdividido em 12 signos, cada um representando um animal e, em contraponto com o horóscopo ocidental, a divisão do signo chinês é anual e não mensal. A história dessa divisão é marcada por uma lenda em que Buda teria realizado uma comemoração e convidado animais da floresta, comparecendo o total de 12. Como apenas eles compareceram, a fim de presenteá-los, ele atribuiu o nome de cada um a todos nascidos em um intervalo de tempo e, a cada ano, o zodíaco é governado por um desses animais, sendo este ano o boi.

Como uma forma de comemorar o ano novo lunar, é realizado o Festival de Primavera, uma festa marcada por diversas atividades culturais, animadas comemorações e fogos de artifício. A prática, que faz parte da história chinesa há muitos de anos, é baseada em uma interessante lenda acerca de um monstro que saiu dos mares na véspera de ano novo e que tinha medo de fogo e cor vermelha, o que explica a tradição das cor e das lanternas. 

Por isso, no último dia de comemoração do ano novo lunar também é realizado o Festival das Lanternas, um momento importante para que as famílias se reúnam. Esse festival ocorre no 15º dia do calendário lunar, primeira lua cheia do ano, e é marcado pelas lanternas. Tradicionalmente as famílias as penduram e buscam adivinhar os possíveis enigmas que elas possam conter em sua estampa. Como comida típica, o festival é famoso pelos bolinhos doces da sorte, yuanxiao.

Para saber mais a respeito do ano novo chinês clique aqui

Para saber mais a respeito do Festival de Primavera clique aqui.

Para saber mais a respeito do Festival das Lanternas clique aqui.