MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Formação docente em PLE

Última modificação: Quinta-feira, 9 de maio de 2019

O Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais oferece, desde 2013, cursos de capacitação docente voltados exclusivamente para quem atua ou pretende atuar com o ensino de Português como Língua Estrangeira (PLE).

Os cursos são parte de um Projeto de Extensão da Secretaria de Relações Internacionais reconhecido pela Diretoria de Extensão e Desenvolvimento Comunitário, e são propostos de acordo com as demandas da instituição e da sociedade, a partir de temáticas e modalidades em voga ne ensino de PLE.
Há a oferta semestral de um curso de capacitação, com duração de 15 horas, e 15 vagas disponibilizadas.
Caso tenha interesse em participar dos cursos, fique atento às inscrições pelo site da Secretaria de Relações Internacionais.
Para mais informações sobre os cursos ofertados até o momento, consulte abaixo:

2019

13º Curso de extensão para capacitação de Professores: “especificidades do ensino de português como língua adicional”

Objetivo: discutir conceitos e abordagens de ensino de língua, modalidades do ensino de Língua Portuguesa, bem como refletir acerca das demandas específicas que surgem do grande fluxo migratório que vivenciamos atualmente. O que se propõe é a sensibilização dos participantes para a importância de se refletir sobre necessidades específicas de aprendizagem que imigrantes, refugiados, apátridas e portadores de visto humanitário podem apresentar. Espera-se que o curso seja espaço para discussões e propostas que busquem compreender diferentes contextos de ensino de PLAc e permitam pensar uma prática docente sob uma perspectiva inclusiva, bem como propor atividades e materiais que sejam significativos e promovam a cidadania.

Duração: 09/03/19 a 06/04/19

C/H: 15 horas

Organizadores: Liliane de Oliveira Neves e Rafaela Pascoal Coelho.

Docente: Rafaela Pascoal Coelho

 2018

12º Curso de extensão para capacitação de Professores: “português como língua adicional na educação Básica”

Objetivo: discutir conceitos de língua, modalidades do ensino de Língua Portuguesa, abordagens de ensino de língua, bem como o fluxo migratório e seus impactos nos contextos de ensino. O que se propõe é a sensibilização dos participantes para a importância de se refletir sobre as novas configurações do ambiente escolar com a crescente presença de alunos que não possuem o Português como Língua Materna, repensar a prática sob uma perspectiva inclusiva e propor atividades e materiais que sejam significativos e promovam a inclusão.

Duração: 14/11/18 a 12/12/18

C/H: 15 horas

Organizadores: Liliane de Oliveira Neves e Rafaela Pascoal Coelho.

Docente: Rafaela Pascoal Coelho

 

 2017

11º Curso de extensão para capacitação de professores para “materiais didáticos para o ensino de Português como Língua de Acolhimento

Objetivo: discutir conceitos sobre a elaboração de materiais e recursos didáticos para o ensino de Português para estrangeiros, bem como avaliar os materiais disponíveis no Brasil para o ensino de Português como Língua de Acolhimento. O que se propõe é a sensibilização dos participantes para a importância de se desenvolver materiais didáticos que venham a ser significativos para imigrantes, refugiados e portadores de visto humanitário.

Duração: 22/05/17 a 26/06/17

C/H: 15 horas

Organizadores: Jerônimo Coura Sobrinho; Natália Moreira Tosatti; Rafaela Pascoal Coelho

Docente: Izabel Cristina da Silva Diniz

 

10º Curso de extensão para capacitação de professores para “letramento crítico e literário em PLE”

Objetivo: Apresentar bases teóricas e metodológicas sobre o ensino de português como língua estrangeira nas perspectivas de letramento crítico e letramento literário. Ainda, examina materiais didáticos impressos e digitais que podem auxiliar no ensino de PLE. Busca, também, parâmetros norteadores para a produção e a avaliação de material didático.

Duração: 08/05/17 a 12/05/17

C/H: 15 horas

Organizadores: Jerônimo Coura Sobrinho; Natália Moreira Tosatti; Rafaela Pascoal Coelho

Docente: Izabel Cristina da Silva Diniz

 

2016

9º Curso de extensão para capacitação de professores para “planejamento de curso preparatório de alunos candidatos ao PEC-G”

Objetivo: Capacitar os docentes que atuam ou desejam atuar em salas de aula de alunos candidatos ao Programa PEC-G, de forma a trabalhar aspectos gramaticais, linguísticos e discursivos, do nível básico ao avançado, preparando os alunos para o exame que confere o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras).

Duração: 17/11/16

C/H: 4 horas

Organizadores: Jerônimo Coura Sobrinho; Liliane de Oliveira Neves

Docente: Yara Carolina Campos de Miranda

 

8o Curso de extensão para capacitação de professores para “planejamento de curso de língua portuguesa como língua de acolhimento”

Objetivo: capacitar os docentes que atuam ou desejam atuar ministrando aulas de Português como Língua de Acolhimento para refugiados e imigrantes, buscando explicitar os conceitos e particularidades desse tipo de ensino, bem como facilitando a elaboração de material didático adequado e significativo para trabalhar nesse contexto.

Duração: 26/08/16 a 23/09/16

C/H: 15 horas

Organizadores: Jerônimo Coura Sobrinho; Liliane de Oliveira Neves

Docente: Rafaela Pascoal Coelho

 

7o Curso de extensão para capacitação de professores para “planejamento de curso de língua portuguesa como língua de acolhimento”

Objetivo: capacitar os docentes que atuam ou desejam atuar ministrando aulas de Português como Língua de Acolhimento para refugiados e imigrantes, buscando explicitar os conceitos e particularidades desse tipo de ensino, bem como facilitando a elaboração de material didático adequado e significativo para trabalhar nesse contexto.

Período: 22/08/16 a 19/09/16

C/H: 15 horas

Organização: Jerônimo Coura Sobrinho; Liliane de Oliveira Neves

Docente: Rafaela Pascoal Coelho

 

2015

6o curso: Curso de Capacitação de Professores – A Variação Linguística no Ensino de PLE

Objetivo: preparar o docente no sentido de entender o que é a variação linguística no ensino de PLE. Tanto a variação linguística quanto o ensino de gramática exercem papéis basilares no processo de aquisição do conhecimento e ampliação dos horizontes cognitivos. Para isso, o professor de PLE precisa estar atento às modalidades existentes na base linguística.

Período: 07, 14, 21 e 28/11/15

C/H: 15 horas

Organizadores: Jerônimo Coura Sobrinho; Liliane de Oliveira Neves

Docente: Fernanda Ricardo Campos

 

5o curso: Curso de Capacitação de Professores para o Ensino de Gramática em aula de PLE

Objetivo: sugerir reflexões sobre o papel da gramática no processo de ensino/aprendizagem de língua estrangeira. Apresentar fundamentação teórica sobre as metodologias e práticas no desenvolvimento de atividades para o ensino de gramática em aula de PLE.

Período: 17/10/15 a 14/11/15

C/H: 15 horas

Organizadores: Jerônimo Coura Sobrinho; Liliane de Oliveira Neves

Docente: Rafaela Pascoal Coelho

 

2014

4o curso: Curso de capacitação de professores para o preparatório para o exame Celpe-Bras

Objetivo: preparar o docente para conhecer um panorama do exame que confere o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras), a demanda do exame, suas provas pretéritas, como são estruturadas e quais os percursos para ser dado um curso específico aos futuros examinandos do Celpe-Bras.

Período: 27/10 a 03/11/14

C/H: 15 horas

Organização: Jerônimo Coura Sobrinho; Liliane de Oliveira Neves

Docentes: Mônica Baêta Neves Pereira Diniz; Rafaela Pascoal Coelho

 

3o curso: Curso de Capacitação de Professores para o Ensino de PLE baseado em Tarefas

Objetivo: preparar o docente no sentido de saber qual a concepção teórica de tarefa, como são reconhecidas as típicas tarefas na área de Português como Língua Estrangeira, como são preparadas tais tarefas e, embasado nesse conhecimento, como o docente poderá lançar mão de tarefas no ensino de PLE.

Período: 22/09/14 a 20/10/14

C/H: 15 horas

Organização:  Jerônimo Coura Sobrinho; Liliane de Oliveira Neves

Docentes: Mônica Baêta Neves Pereira Diniz; Rafaela Pascoal Coelho

 

2013

2o curso: Curso de Capacitação de Professores para o Ensino de Português como Língua Estrangeira – foco em materiais e recursos didáticos

Objetivo: abordar aspectos teórico-metodológicos relativos à elaboração de materiais, planejamento de aulas, bem como as concepções de língua, proficiência, cultura e interculturalidade.

Período: 2013

C/H: 15 horas

Organização: Jerônimo Coura Sobrinho; Liliane de Oliveira Neves

Docentes: Natália Moreira Tosatti

 

1o curso: Capacitação de Professores para o Ensino de Português como Língua Estrangeira (PLE)

Objetivo: apresentar um panorama da área de PLE, especialmente no que diz respeito às potencialidades de atuação na área, aos tipos de abordagem no ensino, aos materiais didáticos e aos aspectos culturais.

Período: 2013

C/H: 15 horas

Organização: Jerônimo Coura Sobrinho; Liliane de Oliveira Neves; Giliard Dutra Brandão

Docentes: Natália Moreira Tosatti; Mônica Baêta Neves Pereira Diniz e palestrantes convidados.