MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Formação docente em PLE

Última modificação: Segunda-feira, 11 de dezembro de 2023

O Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais oferece, desde 2013, cursos de capacitação docente voltados exclusivamente para quem atua ou pretende atuar com o ensino de Português como Língua Estrangeira (PLE).

Os cursos são parte de um Projeto de Extensão coordenado pela Secretaria de Relações Internacionais e pelo Departamento de Linguagem e Tecnologia  e são propostos de acordo com as demandas da Instituição e da sociedade, a partir de temáticas e modalidades em voga no ensino de PLE.
Normalmente, as ofertas são semestrais, com carga horária de 15 horas por curso e são disponibilizadas 15 vagas.
Caso tenha interesse em participar dos cursos, fique atento às inscrições pelo site da Secretaria de Relações Internacionais.
Para mais informações sobre os cursos ofertados até o momento, consulte abaixo:
2023

18º CURSO DE EXTENSÃO PARA CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES: “Ensino e Aprendizagem de Português para Estrangeiros na Contemporaneidade: Por onde Começar”

Este curso tem como proposta uma visão introdutória ao ensino-aprendizagem de Português como Língua Estrangeira (PLE) e o Português como Língua de Acolhimento (PLAc). O desenvolvimento contará com momentos de reflexão sobre as abordagens de ensino-aprendizagem de PLE e PLAc com foco no papel docente e o planejamento de aulas para a formação do cidadão em época de globalização e mudanças ambientais.

Objetivo Geral: Favorecer o contato com os conhecimentos sobre o ensino aprendizagem de Português como Língua Estrangeira (PLE) e o Português como Língua de Acolhimento (PLAc).

Objetivos Específicos: (i) refletir sobre o papel docente no processo ensino-aprendizagem em PLE e PLAc; (ii) proporcionar momentos de interação com diversos planejamentos e suas repercussões em PLE e PLAc; (iii) possibilitar uma interação remota com conhecimentos de outras áreas necessárias à atuação de PLE e PLAc.

Carga horária total: 16 h/a (8 h/a síncronas e 8 h/a assíncronas).

Datas: 18/11/2023 e 25/11/2023.

Equipe Docente: Prof.ª Francisca Paula Maia

2022

17º CURSO DE EXTENSÃO PARA CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES: O ensino em língua portuguesa para estrangeiros: por onde começar esse desafio?

Este curso tem como proposta discorrer de forma panorâmica e crítica sobre aspectos que envolvem o universo do ensino de Português como Língua Estrangeiros (PLE) e o Português como Língua de Acolhimento (PLAc).

Objetivos: (i) apresentar abordagens de ensino relacionadas ao PLE e PLAc; (ii) refletir sobre a importância da interculturalidade em cursos de PLE e PLAC e (iii) orientar docentes e demais públicos interessados sobre o planejamento de aulas de PLE e PLAc.

Carga Horária Total: 8 h/a    – Modalidade: presencial

Datas: 05/11/2022 e 19/11/2022

Equipe docente:

Profa. Dra. Natália Tosatti

Profa. Dra. Fernanda Dusse

Prof. Dr. Gláucio Fernandes

Prof. Dr. Rômulo Souza

16º CURSO DE EXTENSÃO PARA CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES: “Ensino de Português como Língua de Acolhimento para grupos específicos

Objetivo: colaborar na preparação de docentes de tal forma que possam (1) compreender especificidades que envolvem o ensino de línguas, tendo como recorte o atendimento a mulheres e crianças migrantes; (2) planejar cursos de PLAc e elaborar materiais didáticos para grupos específicos; e (3) refletir criticamente sobre a prática docente nesse contexto. Os procedimentos avaliativos foram organizados sob os seguintes pilares: frequência de, no mínimo, 75% das aulas; participação colaborativa no curso; entrega de atividades propostas no prazo estabelecido e de acordo com os critérios postulados neste planejamento de curso.

Duração: 15/02/2022 a 22/03/2022

C/H: 15 horas

Organizadores: Rafaela Pascoal Coelho e Mônica Baêta Neves Pereira Diniz

Docentes: Rafaela Pascoal Coelho e Mônica Baêta Neves Pereira Diniz

15º CURSO DE EXTENSÃO PARA CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES: “Didática do Ensino de Português como Língua Adicional – teoria e prática

Objetivo: colaborar na preparação de docentes de tal forma que possam estar aptos a planejarem cursos afins, elaborarem materiais didáticos para grupos específicos, ministrarem aulas para esses grupos, compreenderem os processos avaliativos que envolvem a prática docente e refletirem criticamente acerca dessa prática. Os procedimentos avaliativos estão organizados sob os seguintes pilares: frequência de, no mínimo, 75% das aulas; participação colaborativa no curso; entrega de atividades propostas no prazo estabelecido e de acordo com os critérios postulados no planejamento do curso. É esperado, portanto, que a capacitação seja espaço para discussões e propostas que busquem compreender diferentes demandas do ensino de PLA e permita pensar criticamente sobre essa prática docente.

Duração: 21/02/22 a 18/02/22

C/H: 30 horas

Organizadores: Rafaela Pascoal Coelho e Mônica Baêta Neves Pereira Diniz

Docentes: Rafaela Pascoal Coelho e Mônica Baêta Neves Pereira Diniz

2019

14º CURSO DE EXTENSÃO PARA CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES: “Planejamento de cursos preparatórios para o exame Celpe-Bras”

Objetivo: discutir sobre os construtos e pressupostos do exame Celpe-Bras, bem como explorar sua estrutura e parâmetros de correção. Ainda, visa salientar os conteúdos que norteiam o planejamento de cursos preparatórios para o exame. Espera-se que a capacitação seja espaço para discussões e propostas que busquem compreender diferentes demandas de preparação para o exame e permitam pensar uma prática docente sob uma perspectiva inclusiva, bem como propor atividades e materiais que sejam significativos.

Duração: 25/10/19 a 06/12/19

C/H: 30 horas

Organizadores: Liliane de Oliveira Neves e Rafaela Pascoal Coelho.

Docentes: Rafaela Pascoal Coelho e Mônica Baêta Neves Pereira Diniz

13º Curso de extensão para capacitação de Professores: “especificidades do ensino de português como língua adicional”

Objetivo: discutir conceitos e abordagens de ensino de língua, modalidades do ensino de Língua Portuguesa, bem como refletir acerca das demandas específicas que surgem do grande fluxo migratório que vivenciamos atualmente. O que se propõe é a sensibilização dos participantes para a importância de se refletir sobre necessidades específicas de aprendizagem que imigrantes, refugiados, apátridas e portadores de visto humanitário podem apresentar. Espera-se que o curso seja espaço para discussões e propostas que busquem compreender diferentes contextos de ensino de PLAc e permitam pensar uma prática docente sob uma perspectiva inclusiva, bem como propor atividades e materiais que sejam significativos e promovam a cidadania.

Duração: 09/03/19 a 06/04/19

C/H: 15 horas

Organizadores: Liliane de Oliveira Neves e Rafaela Pascoal Coelho.

Docente: Rafaela Pascoal Coelho

 2018

12º Curso de extensão para capacitação de Professores: “português como língua adicional na educação Básica”

Objetivo: discutir conceitos de língua, modalidades do ensino de Língua Portuguesa, abordagens de ensino de língua, bem como o fluxo migratório e seus impactos nos contextos de ensino. O que se propõe é a sensibilização dos participantes para a importância de se refletir sobre as novas configurações do ambiente escolar com a crescente presença de alunos que não possuem o Português como Língua Materna, repensar a prática sob uma perspectiva inclusiva e propor atividades e materiais que sejam significativos e promovam a inclusão.

Duração: 14/11/18 a 12/12/18

C/H: 15 horas

Organizadores: Liliane de Oliveira Neves e Rafaela Pascoal Coelho.

Docente: Rafaela Pascoal Coelho

 2017

11º Curso de extensão para capacitação de professores para “materiais didáticos para o ensino de Português como Língua de Acolhimento

Objetivo: discutir conceitos sobre a elaboração de materiais e recursos didáticos para o ensino de Português para estrangeiros, bem como avaliar os materiais disponíveis no Brasil para o ensino de Português como Língua de Acolhimento. O que se propõe é a sensibilização dos participantes para a importância de se desenvolver materiais didáticos que venham a ser significativos para imigrantes, refugiados e portadores de visto humanitário.

Duração: 22/05/17 a 26/06/17

C/H: 15 horas

Organizadores: Jerônimo Coura Sobrinho; Natália Moreira Tosatti; Rafaela Pascoal Coelho

Docente: Rafaela Pascoal Coelho

10º Curso de extensão para capacitação de professores para “letramento crítico e literário em PLE”

Objetivo: Apresentar bases teóricas e metodológicas sobre o ensino de português como língua estrangeira nas perspectivas de letramento crítico e letramento literário. Ainda, examina materiais didáticos impressos e digitais que podem auxiliar no ensino de PLE. Busca, também, parâmetros norteadores para a produção e a avaliação de material didático.

Duração: 08/05/17 a 12/05/17

C/H: 15 horas

Organizadores: Jerônimo Coura Sobrinho; Natália Moreira Tosatti; Rafaela Pascoal Coelho

Docente: Izabel Cristina da Silva Diniz

2016

9º Curso de extensão para capacitação de professores para “planejamento de curso preparatório de alunos candidatos ao PEC-G”

Objetivo: Capacitar os docentes que atuam ou desejam atuar em salas de aula de alunos candidatos ao Programa PEC-G, de forma a trabalhar aspectos gramaticais, linguísticos e discursivos, do nível básico ao avançado, preparando os alunos para o exame que confere o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras).

Duração: 17/11/16

C/H: 4 horas

Organizadores: Jerônimo Coura Sobrinho; Liliane de Oliveira Neves

Docente: Yara Carolina Campos de Miranda

8o Curso de extensão para capacitação de professores para “planejamento de curso de língua portuguesa como língua de acolhimento”

Objetivo: capacitar os docentes que atuam ou desejam atuar ministrando aulas de Português como Língua de Acolhimento para refugiados e imigrantes, buscando explicitar os conceitos e particularidades desse tipo de ensino, bem como facilitando a elaboração de material didático adequado e significativo para trabalhar nesse contexto.

Duração: 26/08/16 a 23/09/16

C/H: 15 horas

Organizadores: Jerônimo Coura Sobrinho; Liliane de Oliveira Neves

Docente: Rafaela Pascoal Coelho

7o Curso de extensão para capacitação de professores para “planejamento de curso de língua portuguesa como língua de acolhimento”

Objetivo: capacitar os docentes que atuam ou desejam atuar ministrando aulas de Português como Língua de Acolhimento para refugiados e imigrantes, buscando explicitar os conceitos e particularidades desse tipo de ensino, bem como facilitando a elaboração de material didático adequado e significativo para trabalhar nesse contexto.

Período: 22/08/16 a 19/09/16

C/H: 15 horas

Organização: Jerônimo Coura Sobrinho; Liliane de Oliveira Neves

Docente: Rafaela Pascoal Coelho

2015

6o curso: Curso de Capacitação de Professores – A Variação Linguística no Ensino de PLE

Objetivo: preparar o docente no sentido de entender o que é a variação linguística no ensino de PLE. Tanto a variação linguística quanto o ensino de gramática exercem papéis basilares no processo de aquisição do conhecimento e ampliação dos horizontes cognitivos. Para isso, o professor de PLE precisa estar atento às modalidades existentes na base linguística.

Período: 07, 14, 21 e 28/11/15

C/H: 15 horas

Organizadores: Jerônimo Coura Sobrinho; Liliane de Oliveira Neves

Docente: Fernanda Ricardo Campos

5o curso: Curso de Capacitação de Professores para o Ensino de Gramática em aula de PLE

Objetivo: sugerir reflexões sobre o papel da gramática no processo de ensino/aprendizagem de língua estrangeira. Apresentar fundamentação teórica sobre as metodologias e práticas no desenvolvimento de atividades para o ensino de gramática em aula de PLE.

Período: 17/10/15 a 14/11/15

C/H: 15 horas

Organizadores: Jerônimo Coura Sobrinho; Liliane de Oliveira Neves

Docente: Rafaela Pascoal Coelho

2014

4o curso: Curso de capacitação de professores para o preparatório para o exame Celpe-Bras

Objetivo: preparar o docente para conhecer um panorama do exame que confere o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras), a demanda do exame, suas provas pretéritas, como são estruturadas e quais os percursos para ser dado um curso específico aos futuros examinandos do Celpe-Bras.

Período: 27/10 a 03/11/14

C/H: 15 horas

Organização: Jerônimo Coura Sobrinho; Liliane de Oliveira Neves

Docentes: Mônica Baêta Neves Pereira Diniz; Rafaela Pascoal Coelho

3o curso: Curso de Capacitação de Professores para o Ensino de PLE baseado em Tarefas

Objetivo: preparar o docente no sentido de saber qual a concepção teórica de tarefa, como são reconhecidas as típicas tarefas na área de Português como Língua Estrangeira, como são preparadas tais tarefas e, embasado nesse conhecimento, como o docente poderá lançar mão de tarefas no ensino de PLE.

Período: 22/09/14 a 20/10/14

C/H: 15 horas

Organização:  Jerônimo Coura Sobrinho; Liliane de Oliveira Neves

Docentes: Mônica Baêta Neves Pereira Diniz; Rafaela Pascoal Coelho

2013

2o curso: Curso de Capacitação de Professores para o Ensino de Português como Língua Estrangeira – foco em materiais e recursos didáticos

Objetivo: abordar aspectos teórico-metodológicos relativos à elaboração de materiais, planejamento de aulas, bem como as concepções de língua, proficiência, cultura e interculturalidade.

Período: 2013

C/H: 15 horas

Organização: Jerônimo Coura Sobrinho; Liliane de Oliveira Neves

Docentes: Natália Moreira Tosatti

1o curso: Capacitação de Professores para o Ensino de Português como Língua Estrangeira (PLE)

Objetivo: apresentar um panorama da área de PLE, especialmente no que diz respeito às potencialidades de atuação na área, aos tipos de abordagem no ensino, aos materiais didáticos e aos aspectos culturais.

Período: 2013

C/H: 15 horas

Organização: Jerônimo Coura Sobrinho; Liliane de Oliveira Neves; Giliard Dutra Brandão

Docentes: Natália Moreira Tosatti; Mônica Baêta Neves Pereira Diniz e palestrantes convidados.