MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Mulheres imigrantes são destaque no I “Diálogos em Rede” do Grupo de Estudos Migratórios: Acolhimento, Lingua(gens) e Políticas (GEMALP)

Terça-feira, 29 de janeiro de 2019
Última modificação: Terça-feira, 29 de janeiro de 2019

No último dia 26 de janeiro, o GEMALP promoveu o I “Diálogos em Rede” no CEFET/MG, Campus I.

Com o intuito de dar visibilidade à questão migratória e abrir um espaço para discussão entre pares e interessados na temática, o encontro teve como tema “Mulheres Imigrantes” e contou com a participação das especialistas Ana Carolina Anjos, da PUC/MG, que abordou a realidade das mulheres imigrantes que vivem em Belo Horizonte e região, e Rebeca Araújo, da UFRR, que explorou o cenário das mulheres venezuelanas em Boa Vista/Roraima. Ambas deram ênfase à importância dos cursos de Português como Língua de Acolhimento (PLAc) enquanto um instrumento de emancipação social para essas mulheres.

 O evento que abriu espaço para um assunto da “ordem do dia”, contou ainda com a participação de pesquisadores, estudantes e técnicos administrativos da UEMG/Ibirité, UFMG, Escola Superior Dom Helder Câmara, Faculdade Pedro II, CEFET-MG e mulheres imigrantes residentes em Minas Gerais. Com a distribuição de brindes e um cafezinho à moda mineira, o encontro foi um sucesso!

O II Diálogos em Rede tem data prevista para março. Mais informações serão publicadas aqui.

img-20190127-wa0030  img-20190127-wa0022