MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Abertas as inscrições para o exame Celpe-Bras 2017/1

Quinta-feira, 9 de março de 2017
Última modificação: Sexta-feira, 17 de março de 2017

Encontram-se abertas as inscrições para o Exame Celpe-Bras (Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros), reconhecido pelo Ministério da Educação do Brasil e por diversas instituições em âmbito internacional.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou o edital do Exame Celpe-Bras 2017/1.  A primeira edição do ano será aplicada de 23 a 25 de maio. As inscrições podem ser feitas até 20 de março pelo site do Inep.

Ao se inscrever, o participante precisa selecionar o país e o Posto Aplicador onde realizará as provas. São 28 postos no Brasil e 58 no exterior, incluindo o campus I do CEFET-MG.

Sobre o exame Celpe-Bras.

As provas do Celpe-Bras são divididas em Parte Escrita e Parte Oral. A proficiência é avaliada a partir do desempenho do participante em tarefas e em uma interação face a face que exigem compreensão escrita e/ou oral, além de produção escrita. As atividades exigidas no exame incluem práticas cotidianas de uso da Língua Portuguesa.

O Celpe-Bras confere quatro níveis de proficiência em Língua Portuguesa. Para obter o certificado é preciso alcançar, na Parte Escrita e na Parte Oral, pelo menos o nível intermediário. Para mais informações, consulte o site do INEP.