Programa Português como Língua Estrangeira (PLE)
Última modificação: Sexta-feira, 30 de janeiro de 2026
O Programa PLE é resultado de uma ação conjunta entre o Departamento de Linguagem e Tecnologia (DELTEC) e a Secretaria de Relações Internacionais (SRI) do CEFET-MG, que tem como objetivo principal articular as diversas atividades no âmbito do Português como Língua Estrangeira (PLE), iniciadas em 1997, com forte expansão e regularidade a partir de 2016, dando continuidade às ações relacionadas ao ensino, pesquisa, extensão e internacionalização no âmbito do ensino de Língua Portuguesa e Cultura Brasileira, promovendo grande impacto social e reconhecimento no Brasil e no exterior.
Entre as ações do Programa, destacam-se:
Ao lado de atividades de aperfeiçoamento gramatical, as aulas abordam demandas linguísticas cotidianas, como entrevistas de emprego, hábitos culturais locais e outros tópicos que facilitem a inserção do aluno estrangeiro na sociedade brasileira.
Atende alunos estrangeiros que, muitas vezes, viviam em situação de vulnerabilidade em seus países de origem e ainda enfrentam dificuldades no Brasil.
Curso de Português como Língua de Acolhimento (PLAc)
Ao lado de atividades de aperfeiçoamento gramatical, as aulas abordam demandas linguísticas cotidianas, como entrevistas de emprego, hábitos culturais locais e outros tópicos que facilitem a inserção do aluno estrangeiro na sociedade brasileira.
Atende alunos estrangeiros que, muitas vezes, viviam em situação de vulnerabilidade em seus países de origem e ainda enfrentam dificuldades no Brasil.
Curso preparatório para o Celpe-Bras (PEC-PLE)
Ofertado desde 2017 pelo CEFET-MG, é um curso de português que consiste na preparação para o exame Celpe-Bras de alunos-candidatos ao Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), que não possuem postos aplicadores em seus países de origem.
A certificação nesse exame é um dos pré-requisitos para que eles possam ingressar no programa e se tornem alunos de graduação em uma instituição de ensino superior no Brasil.
Curso preparatório para o exame oral do Celpe-Bras
Têm como objetivo oferecer aos estudantes estrangeiros uma oportunidade de colocarem em prática a língua-alvo em situações concretas de enunciação por meio de uma conversa informal sobre um tópico-gerador. Os encontros são abertos a alunos de PLE das comunidades interna e externa.
Cursos de Capacitação Docente
Trata-se de uma ação que acontece regularmente desde o ano de 2013, voltada para capacitação de profissionais para atuar com PLE.
Os cursos são propostos de acordo com as demandas da instituição e da sociedade, a partir de temáticas e modalidades em voga no ensino de PLE, e servem como campo para o desenvolvimento de pesquisas em nível de graduação, mestrado e doutorado.
Cursos de língua e cultura para discentes e docentes em mobilidade
Tem como objetivo a inserção na comunidade acadêmica de discentes e docentes em mobilidade no CEFET-MG. Oferecidos desde a década de 90, o curso é organizado em três módulos: língua, cultura e produção textual.
Além disso, explora aspectos da língua focados na comunicação cotidiana, como deslocamento na cidade, alimentação, comércio e também auxílio em atividades dentro dos Campi, como a obtenção de documentos, a apresentação das dependências do CEFET-MG, etc.
Aplicação do Celpe-Bras
Pretende garantir a continuidade da aplicação regular do exame Celpe-Bras, que ocorre desde 2015, quando o CEFET-MG foi credenciado como Posto Aplicador pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), órgão responsável pela administração do exame.
Eventos
Objetiva organizar e receber eventos técnico-científicos e de internacionalização com foco em PLE, como o Simpósio da Sociedade Internacional de Língua Portuguesa para Estrangeiros, em 2012; o Colóquio Internacional “A língua portuguesa, o multilinguismo e as novas tecnologias das línguas do século XXI”, em 2014, 2015 e 2018, que geraram dois livros organizados por docentes, técnicos administrativos e discentes do CEFET-MG, totalmente financiados pela instituição; os Seminários I e II “Diálogos em Rede”, realizados em 2019 pelo Grupo de Estudos Migratórios: Acolhimentos, Linguagens e Políticas (GEMALP), ligado ao INFORTEC; Encontro de Alunos Internacionais e Bate-Papo Plurilíngue, eventos locais, periódicos, abertos à comunidade externa, que mobilizam estudantes de diversas nacionalidade em atividades que envolvem toda a comunidade cefetiana.

Serviço de e-mail