MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Defesa de Dissertação no Programa de Dupla Diplomação

Quinta-feira, 26 de novembro de 2020
Última modificação: Quinta-feira, 26 de novembro de 2020

O aluno Lucas Martins Garcia, do curso de Engenharia Mecânica, participou de Mobilidade Acadêmica Internacional do Programa de Dupla Diplomação no Instituto Politécnico de Bragança (IPB), em Portugal, e defendeu sua dissertação no dia 30/10/2020, cujo título é “Investigação da influência do sentido e sequência de soldadura nas distorções do processo GMAW”. O aluno foi orientado pela professora Dra. Ivanilza Felizardo, do CEFET-MG, e pelo professor Dr. João Eduardo Pinto Castro Ribeiro, do IPB.

Lucas apontou para o fato de que a utilização do processo de soldadura em escala industrial tornou-se expressiva com o passar dos anos e, atualmente, está entre os principais processos de união de materiais metálicos. No entanto, ao longo da soldadura, ocorrem alterações estruturais e metalúrgicas nas proximidades da junta, que são indesejáveis e complexas de serem previstas com precisão. Assim, o aluno buscou realizar experimentos laboratoriais por meio do processo GMAW (Gas Metal Arc Welding) com diferentes sequências de soldadura, tendo como o objetivo a investigação da influência da direção e do sentido nas distorções dos provetes.

Para a aferir as distorções, a pesquisa aplicou, primeiramente, uma metodologia que utiliza equipamentos de identificação das coordenadas no espaço operacional com precisão metrológica e, posteriormente, aplicou uma metodologia por meio de equipamentos analógicos com o objetivo de compará-las e verificar a eficiência das metodologias. Por meio das análises metrológicas e estatísticas, o aluno concluiu que a direção de soldadura foi um fator significativo para a soldadura sobre chapas, enquanto que, para as soldaduras em juntas de topo, o fator sentido mostrou-se influenciar significativamente as distorções finais. Como resultado da comparação entre as metodologias, ambas obtiveram resultados semelhantes e provaram ser eficazes em identificar os padrões de distorções.

A banca avaliadora foi composta por:

José Gonçalves – Presidente

João Ribeiro – Orientador

João Rocha – Vogal

Com a classificação de até 20 pontos, Lucas teve seu Mestrado em Engenharia Industrial aprovado com 18, tendo apresentado um trabalho com nível técnico e científico muito elevado.

Pós defesa - Lucas Garcia

Foto do aluno após a defesa