MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Aluno do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária defende dissertação de mestrado em Portugal

Segunda-feira, 7 de dezembro de 2020
Última modificação: Segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

O aluno Thalles Perdigão Lima, do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, participou de Mobilidade Acadêmica Internacional do Programa de Dupla Diplomação no Instituto Politécnico de Bragança (IPB), em Portugal, e defendeu sua dissertação no dia 17/11/2020, cujo título é “Performance and effectiveness of adsorbents prepared from lignocellulosic agro-industrial residues on the abatement of leachate odor containing ammonia”. O aluno foi orientado pelo professora Dra. Adriana Alves Pereira Wilken, do CEFET-MG, e pelo professor Dr. Manuel Joaquim Sabença Feliciano, do IPB.

1_FotoDefesa_ThallesLima

 Imagem de Thalles durante a defesa

Com a dissertação escrita completamente em inglês, Thalles buscou preparar diferentes materiais adsorventes (bioadsorvente, pyrochar, hydrochar e carvão ativado), utilizando caroço de azeitona e bagaço de malte como matéria-prima e avaliar seu desempenho e eficácia na adsorção de amoníaco (NH3), proveniente do lixiviado de compostagem. O desempenho e eficácia dos adsorventes na adsorção de NH3 foram avaliados objetivamente, por medição analítica química, e subjetivamente, por avaliação olfatométrica usando o sentido do olfato humano. O hydrochar derivado de caroço de azeitona, preparado por carbonização hidrotermal assistida por ácido sulfúrico (H2SO4), foi apontado como o melhor adsorvente para remoção de NH3, por apresentar a menor altura de zona de transferência de massa e a maior capacidade de adsorção de NH3. Além disso, o aluno constatou que o bioadsorvente preparado apenas pela moagem e secagem do caroço da azeitona também foi capaz de adsorver NH3.

 A banca avaliadora foi composta por:

Professora Dra. Maria da Conceição Constantino Fernandes – Presidente

Professor Dr. Miguel Pereira de Brito – Vogal

Professor Dr. Manuel Joaquim Sabença Feliciano – Vogal

Com a classificação de até 20 pontos, Thalles teve seu Mestrado em Tecnologia Ambiental aprovado com 19, tendo apresentado um trabalho bem estruturado.

O Programa de Dupla Diplomação é coordenado pela Secretaria de Relações Internacionais e Diretoria de Graduação do CEFET-MG. Para saber mais, clique aqui.