MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

CEFET-MG oferece cursos na modalidade virtual em parceria com Andifes

Segunda-feira, 31 de maio de 2021
Última modificação: Segunda-feira, 31 de maio de 2021

Por meio de Edital lançado pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior – Andifes, o CEFET-MG está oferecendo três cursos em modalidade virtual, sendo dois ministrados em língua estrangeira. O Programa de Mobilidade Virtual Internacional ANDIFES –Destino: Brasil tem por objetivo a oferta coletiva de cursos em língua estrangeira a parceiros internacionais, na modalidade virtual, de forma a proporcionar aos participantes uma experiência de imersão em diferentes aspectos da cultura brasileira

A professora Ana Elisa Ribeiro, do Departamento de Linguagem e Tecnologia, irá ministrar o curso Edición y literatura contemporáneas en Brasil, em parceria com a professora argentina Lucía Tennina, da Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de Buenos Aires. O professor James William Goodwin Junior, do Departamento de História, irá ministrar o curso Introduction to Urban Modernization in Brazil (1880-1930). E os professores Natália Moreira Tosatti e Gláucio Geraldo Moura Fernandes, do Departamento de Linguagem e Tecnologia, irão ministrar o curso Português como Língua Adicional – Curso de língua portuguesa e aspectos cultuais: quem ri de quê?

Também serão oferecidos cursos em português, na modalidade de PLE/PLA (Português como Língua Estrangeira/Adicional), voltados para o público estrangeiro, em geral ou para grupos específicos de falantes, por exemplo: português para falantes de espanhol. Os cursos serão oferecidos tanto a alunos, docentes e funcionários estrangeiros das universidades parceiras quanto a alunos, docentes e técnicos administrativos brasileiros, provenientes das instituições que aderiram à proposta.

Desta forma, pretende-se criar um programa amplo de mobilidade virtual que vise à promoção do Ensino Federal brasileiro no exterior; a valorização e disseminação da(s) língua(s) e da diversidade cultural brasileira em âmbito internacional; o aumento da atratividade internacional das IFES brasileiras e a dinamização do processo de internacionalização das instituições envolvidas.

Para acessar a página do programa Destino Brasil e visualizar todos os cursos oferecidos, clique aqui.