MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Programa de Dupla Diplomação Brasil-Portugal conclui terceira turma

Segunda-feira, 9 de agosto de 2021
Última modificação: Segunda-feira, 9 de agosto de 2021

Iniciativa coordenada pela Secretaria de Relações Internacionais já possibilitou dupla formação a 18 estudantes do CEFET-MG

“Sem dúvidas foi uma das melhores oportunidades que tive em minha vida”. A afirmação é de Caio Resende, aluno do CEFET-MG que, no mês de julho, defendeu sua dissertação no Instituto Politécnico de Bragança (IPB), em Portugal, e concluiu sua participação no Programa de Dupla Diplomação obtendo o título de mestre pela instituição portuguesa. Caio, agora, pertence a um grupo de 18 estudantes do CEFET-MG que, desde 2018, pode realizar mestrado no Velho Continente, mesmo ainda estando na graduação, fruto de uma iniciativa coordenada pela Secretaria de Relações Internacionais (SRI).

De acordo com o estudante, a chance de viver uma experiência cultural única em outro país possibilitou crescimento pessoal, aprimoramento dos aprendizados obtidos durante a graduação no CEFET-MG e desenvolvimento de uma pesquisa que pode trazer alguma contribuição para as comunidades científicas do Brasil e de Portugal. “Agradeço ao CEFET-MG e, principalmente à SRI por poder participar do programa e por todo o apoio dado durante o período e ao IPB pelo acolhimento”, reconhece Caio.

Frutos da iniciativa

A oportunidade de obter o diploma de graduação pelo CEFET-MG e o de mestre, com reconhecimento em toda a Europa, foi dada e agarrada por Mariana Pedrosa, que fez parte da segunda turma do Programa de Dupla Diplomação e ressalta o crescimento pessoal que a oportunidade lhe proporcionou: “Quando se mora em outro país e longe da família tudo se torna mais desafiador, mas isso nos proporciona alto grau de aprendizado. O Programa me apresentou novas culturas, pessoas, me fez valorizar mais meu país, mudou minha visão em vários aspectos da vida e me abriu novas oportunidades de carreira que não imaginava e que continuo colhendo os frutos.”

Mesma opinião de Thalles Perdigão, que foi um dos pioneiros do Programa, aluno da primeira turma a embarcar para Portugal, ainda em 2018: “O Programa de Dupla Diplomação me proporcionou a oportunidade de realizar o mestrado em Tecnologia Ambiental em Portugal, ainda como aluno do CEFET-MG, contando com uma excelente bolsa de apoio. Eu ampliei ainda mais a minha visão de mundo ao conviver com pessoas de diferentes culturas e adquiri valiosos conhecimentos técnico-científicos na minha área”. Thalles, com o Programa, conseguiu obter várias oportunidades profissionais em Portugal, onde continua morando e trabalhando: “Logo após defender a minha dissertação, fui aceito como bolsista de um projeto no Instituto Politécnico de Bragança, financiado pela União Europeia, em que trabalhei por seis meses. Atualmente, estou empregado na minha área aqui em Portugal, onde atuo como técnico de investigação no Laboratório Colaborativo Montanhas de Investigação”, conta.

Acordo em expansão

Para a secretária de Relações Internacionais do CEFET-MG, professora Maria Cristina Ramos, o acordo de dupla diplomação firmado com o IPB traz um diferencial para a internacionalização do CEFET-MG, pois possibilita aos discentes da Instituição a oportunidade de fazer uma mobilidade internacional que proporciona formação pessoal, intercultural e acadêmica e agrega ao diploma de graduação o de mestre por Portugal. “Essa ação, dentre outras de cooperação acadêmica e científica alavancadas pela SRI, coloca o CEFET-MG em outro patamar de reconhecimento internacional, como instituição de ensino de excelência”, afirma Cristina.

O êxito da iniciativa é tamanho, segundo a secretária, que o IPB abriu as portas para um Programa de Capacitação Docente, em que são ofertadas para os professores do CEFET-MG oportunidades para participar de atividades partilhadas com pesquisadores europeus. “A SRI continua trabalhando para implementar e expandir mais ações similares para toda a comunidade, não só com o IPB mas com outras instituições parceiras, cumprindo os objetivos de ensino de qualidade, inclusivo e gratuito”, conclui a professora.

O reconhecimento dos bons resultados do acordo não é só por parte do CEFET-MG, mas do IPB. Para o professor Luis Pais, da instituição portuguesa, a dupla diplomação é muito mais que um segundo e importante diploma para os estudantes. “Tem sido uma oportunidade única de cooperação acadêmica e científica entre professores e pesquisadores das duas instituições, promovendo a obtenção de resultados partilhados e comuns, em particular, na orientação conjunta de alunos de mestrado, na publicação de artigos e comunicações em conferências científicas em coautoria e nas candidaturas a projetos de pesquisa comuns”, explica Luis.

Coordenação de Jornalismo e Conteúdo – SECOM/CEFET-MG, com informações da SRI.