MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

TechGirls abre inscrições para intercâmbio de meninas cientistas no Brasil

Quarta-feira, 24 de novembro de 2021
Última modificação: Quarta-feira, 24 de novembro de 2021

Estão abertas as inscrições para o TechGirls, um intercâmbio de quatro semanas nos Estados Unidos voltado para o empoderamento de meninas das mais diversas partes do globo que querem seguir carreira nas áreas de ciências e tecnologia. As interessadas podem se inscrever até o dia 15 de janeiro de 2022. O resultado final do processo seletivo será anunciado em abril de 2022.  

Para participar, as meninas devem: ter perfil de liderança; apresentar maturidade, flexibilidade e mente aberta; estar no ensino médio até o final de 2022; ter entre 15-17 até o início do programa, dia 7 de julho; ter habilidades notáveis em ciências, tecnologia, engenharia e/ou matemática e ter interesse em seguir carreira em uma dessas áreas; sejam fluentes em língua inglesa; e se comprometer a desenvolver um projeto de impacto social após o intercâmbio.

TechGirls terá duração de 4 semanas nos EUA, se as condições de saúde permitirem, seguido por mais cinco meses de mentoria para a implementação de projetos de impacto social, incluindo sessões interativas em tecnologia e computação, viagens internas nos EUA, visita técnicas a empresas e hospedagem em casa de uma família americana.  

Criado em 2012 pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos, o programa já beneficiou 343 meninas (15-17 anos) da Argélia, Egito, Jordânia, Líbano, Líbia, Marrocos, Territórios Palestinos, Tunísia e Iêmen. Em 2019, o programa passou a incluir meninas da Ásia Central (Cazaquistão, Quirguistão, Tajiquistão e Uzbequistão). Para o processo seletivo de 2022, serão incluídos também países do continente americano, e o Brasil está entre eles. Com isso, o programa incluirá 111 meninas de 36 países, além de 25 meninas dos Estados Unidos.

Para ter mais informações e inscrever-se, acesse o link.