Vaga para professor de francês – Programa de Leitorado Francês do CEFET-MG
Quinta-feira, 12 de maio de 2022
Última modificação: Quinta-feira, 12 de maio de 2022
Estão abertas as inscrições para a seleção de professor-leitor para atuar no Programa de Leitorado Francês do CEFET-MG.
Trata-se de um Programa de Extensão coordenado pela Secretaria de Relações Internacionais e que tem como foco a difusão das culturas francófonas e a sensibilização para a interculturalidade, a preparação dos envolvidos para mobilidade acadêmica internacional e para o mundo do trabalho.
Público-alvo: estrangeiros, cujo país de origem seja de língua oficial francesa
Número de vagas: 1
Período de inscrição: 16/05 a 30/05/2022 até 9h
Clique aqui para acessar o edital de seleção e realizar sua inscrição.
Os objetivos específicos do Programa são:
– ofertar cursos de FLE em diversos níveis de proficiência;
– promover atividades para difundir as culturas francófonas, a exemplo do Club de Français com encontros semanais, do Cine-Clube (Clube de Cinema) Francês e da Semana da Francofonia;
– promover eventos de naturezas técnico-científica e cultural;
– elaborar atividades para serem desenvolvidas à distância, para atendimento ao público das unidades do interior;
– promover melhorias para a interação com o público internacional na Instituição;
– preparar os estudantes para a possível mobilidade acadêmica internacional em países francófonos, a exemplo do Programa FranMobe;
– preparar servidores, docentes e técnicos administrativos para (i) possível mobilidade internacional de imersão em idioma francês, (ii) recepção do público internacional de países francófonos na Instituição;
– preparar os envolvidos para a realização do Diplôme d’Études en Langue Française (Diploma de Estudos em Língua Francesa – DELF) e do Diplôme Approfondi de Langue Française (Diploma Aprofundado de Língua Francesa – DALF);
– preparar os servidores terceirizados para a recepção do público internacional de países francófonos na Instituição;
– fornecer um diferencial para os alunos de escolas públicas, colaborando para a melhoria de sua formação e qualificação para inserção no mercado de trabalho pelo contato com outra cultura;
– gerar insumos para o desenvolvimento de pesquisas e para a produção de artigos científicos de relevância nacional e internacional na área de FLE.