MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

CEFET-MG promove a “I Semana da África – perspectivas interdisciplinares”

Sexta-feira, 20 de maio de 2022
Última modificação: Segunda-feira, 23 de maio de 2022


A Secretaria de Relações Internacionais (SRI) e a Coordenadoria de Gênero, Raça, Ações Afirmativas e Identidades (CGRAI) do CEFET-MG, promovem, entre os dias 23 e 27 de maio, a “I Semana da África – perspectivas interdisciplinares”.  O evento traz ao público atividades on-line e presenciais com temáticas e estudos africanos em uma abordagem interdisciplinar.

As ações buscam promover a educação para as relações étnico-raciais e o estreitamento de laços entre os estudantes africanos e a comunidade acadêmica do CEFET-MG. Nos campi, serão oferecidas palestras e rodas de conversas coordenadas por professores e pesquisadores envolvidos com a temáticas das africanidades e dos estudos decoloniais. A programação regional será definida e divulgada nos canais oficiais dos campi. No campus Nova Suíça, acontece também a exposição “Varal de Bandeiras” com a presença de estudantes africanos, contribuindo para a propagação da diversidade cultural, intelectual e a pluralidade dos seus países de origem.

As palestras on-line serão transmitidas pelo canal do CEFET-MG no YouTube.

23/05 – Segunda-feira (19h às 20h30)
Palestra – Personagens negros na literatura infantil: (des)construindo esteriótipos?
Vivian Stefanne Soares Silveira (Mestre em Estudos de Linguagens, pesquisadora no grupo Leitura Literária, Edição, Mediação e Ensino (LLEME/ CEFET-MG) e no grupo Mulheres na Edição)
Marlúcia Dias Lopes Alves (Mestre em Administração Pública, coordenadora de bancas de heteroidentificação da Comissão Permanente dos Processos Seletivos do CEFET-MG e membro da Coordenadoria de Gênero, Raça, Ações Afirmativas e Identidades (CGRAI) CEFET-MG)

24/05 – Terça-feira (19h às 20h30)
Palestra –
Educação em afroperspectivas: coexistências nas ações extensionistas com foco na educação básica
Geisieli Rita de Oliveira (mestra, doutoranda, coordenadora executiva do Projeto Afrociências, gestora do projeto Minas Negras)

25/05 – Quarta-feira (19h às 20h30)
Palestra –
Educação Afrotransgressora: por um ensino da Língua Portuguesa que não é portuguesa
Fernanda Rodrigues de Figueiredo (Mestra Estudos Literários UFMG, graduada em Letras e Pedagogia. Possui Especialização em Neuropsicopedagogia; AEE Educação Tecnológica; Pedagogia digital; Supervisão; Novas tecnologias; Gestão Escolar Integradora; Docência do Ensino Superior e Metodologias Ativas de Aprendizado; Didática e Metodologias Ativas para Aprendizagem e Sexologia. É professora da rede pública, coordenadora pedagógica no IAPEMI e pesquisadora site Literafro/NEIA/UFMG)

26/05 – Quinta-feira (19h às 20h30)
Palestra –
A colonialidade do saber, racismo epistêmico e o ensino de (des)humanidades: reflexões desobedientes Marinês B. Oliveira (professora do CEFET-MG, doutoranda, membro da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros e Negras e Coordenadora do Projeto Afrocientista)

27/05 – Sexta-feira (19h às 21h)
Palestra –
Tecendo redes e construindo saberes com o Continente Africano
Renísia Garcia Filice (professora da UNB, pós-doutora e líder do grupo de estudos e pesquisas em Políticas Públicas, História e Educação das relações raciais e gênero)
Silvani Valentim (professora e coordenadora da CGRAI do CEFET-MG; Ph.D. Coordenadora dos projetos Afrociências, Afrocientista e Minas Negras. Integrante da Diretoria da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as).

SRI, com edição da Coordenação de Jornalismo e Conteúdo – SECOM / CEFET-MG