MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Pessoas refugiadas podem ter seu diploma revalidado gratuitamente pela UFJF

Quarta-feira, 8 de junho de 2022
Última modificação: Quarta-feira, 8 de junho de 2022

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) está realizando, de maneira gratuita, a revalidação de diplomas de graduação e o reconhecimento de títulos de  pós-graduação emitidos em instituições estrangeiras para pessoas refugiadas ou em situação de refúgio no Brasil.

A iniciativa integra as ações da Cátedra Sérgio Vieira de Melo, projeto conjunto da UFJF com o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), visando o desenvolvimento de atividades acadêmicas para essa comunidade.

Pessoas refugiadas ou em situação de refúgio são aquelas que estão fora de seu país de origem por terem tido os direitos humanos violados, ou seja, por estarem com a vida, segurança e liberdade ameaçadas em razão de guerras, perseguições, discriminações e intolerâncias. A gratuidade dos processos de revalidação de diplomas e reconhecimento de títulos pretende contribuir para a inserção social e a independência econômica dessa comunidade, em Juiz de Fora e Governador Valadares, municípios nos quais estão localizados os campi da UFJF.  Além disso, oportuniza à sociedade o acesso aos conhecimentos qualificados trazidos por essa comunidade em situação de deslocamento forçado.

Todos os procedimentos para a solicitação de revalidação devem ser realizados eletronicamente, na Plataforma Carolina Bori. Administrada pelo Ministério da Educação (MEC), reúne informações para orientar e coordenar a revalidação de diplomas e o reconhecimento de títulos obtidos em instituições estrangeiras. O prazo médio para realização dos procedimentos, regidos pela Portaria Normativa nº 22/2016 do MEC, varia de 60 a 120 dias.

A proposta de revalidação gratuita de diplomas para pessoas refugiadas foi apresentada pela Administração Superior, por meio da Pró-reitoria de Extensão (Proex), ao Conselho Superior (Consu) da UFJF.  A aprovação da medida, pela instância deliberativa máxima da Universidade, ampara-se no potencial transformador de sua implementação. A revalidação gratuita possibilita mudanças significativas para a vida dos beneficiados, colaborando para sua independência financeira e, também, para sua inserção e integração em nossa sociedade.  

Para acessar a Plataforma Carolina Bori, clique aqui.