MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

CEFET-MG celebra acordo de cotutela com Université Paris-Saclay (UP-Saclay)

Quinta-feira, 22 de junho de 2023
Última modificação: Quinta-feira, 22 de junho de 2023

O CEFET-MG, por meio da Secretaria de Relações Internacionais, celebra um acordo específico com a Université Paris-Saclay (UP-Saclay), universidade francesa que ocupa a 16ª posição entre as melhores universidades do mundo, de acordo com o 2022 Academic Ranking of World Universities (Shanghai Ranking).

Trata-se de um Acordo de Cotutela Internacional de Tese do aluno Elvys Dias Reis, estudante do Programa de pós-graduação em Engenharia Civil (PPGEC) do CEFET-MG, na linha de pesquisa de Construções Sustentáveis, na subárea da Nanotecnologia. Seu projeto de doutorado tem o título “Bonding of steel bars in concrete with carbon nanotubes” (Aderência de barras de aço em concreto com nanotubos de carbono).

Elvys irá estudar na França por um período de 12 meses, como parte do processo de elaboração de sua tese, sendo orientado por professores do CEFET-MG e da universidade francesa.

Elvys Dias Reis, estudante do Programa de pós-graduação em Engenharia Civil (PPGEC) do CEFET-MG, na linha de pesquisa de Construções Sustentáveis, na subárea da Nanotecnologia

No CEFET-MG, ele é orientado pelo Sr. Augusto Cesar da Silva Bezerra, coordenador do Laboratório de Materiais Inovadores Sustentáveis (LMIS), e pela Sra. Flávia Spitale Jacques Poggiali, membro do Laboratório de Materiais de Construção, Estruturas e Componentes (LMCEC).

Na UP-Saclay, será orientado pelo Sr. Fabrice Gatuingt, membro do Laboratoire de Mécanique Paris-Saclay (LMPS). Ao final de 3 anos de estudo, após defender sua tese, Elvys Dias Reis receberá o título de doutor em ambos os países, Brasil e França.

“Este acordo é fruto de muita dedicação e planejamento, e estou extremamente motivado para vivenciar esta experiência. Tenho certeza de que essa pesquisa no exterior contribuirá para a internacionalização da ciência brasileira, não apenas pela divulgação científica de alto nível, mas também pela interação entre pesquisadores de diferentes nacionalidades, promovendo o intercâmbio de aspectos linguísticos e culturais. Como pesquisador, busco abrir oportunidades para que outros estudantes do CEFET-MG desfrutem de experiências internacionais enriquecedoras. Além disso, desejo retribuir tudo o que o CEFET-MG tem me proporcionado, tornando o estágio não apenas um período de aprendizado pessoal, mas também uma valiosa contribuição para o avanço científico e, sobretudo, para a promoção da sustentabilidade na construção civil.”.

Celebra-se a importância desse acordo para o desenvolvimento da Pós-Graduação stricto sensu do CEFET-MG, considerando o potencial de ampliar a colaboração entre as instituições e induzir publicações de alto impacto, desenvolvidas por pesquisadores brasileiros e estrangeiros. O acordo contribuirá para a internacionalização da pesquisa brasileira e para expandir fronteiras que enriquecem a formação acadêmica.

Mais uma vez, o CEFET-MG deixa sua marca de excelência pelo mundo!