MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Visita de professores ao Instituto Politécnico de Bragança (IPB) gera novas parcerias para o CEFET-MG

Sexta-feira, 23 de junho de 2023
Última modificação: Sexta-feira, 23 de junho de 2023

Os pesquisadores Dr.ª Patrícia Santiago de Oliveira Patrício e Dr. Patterson Patrício de Souza., do Departamento de Química do CEFET-MG, realizaram uma visita ao Instituto Politécnico de Bragança – IPB, em Portugal, e tiveram destaque em suas apresentações aos participantes do Mountain Research Centre (CIMO).

Os investigadores portugueses ficaram surpresos com a qualidade e quantidade dos resultados das pesquisas desenvolvidas no CEFET-MG, o que despertou o interesse de conhecer os laboratórios da Instituição e de produzir pesquisas correlatas. Todos ficaram empolgados com a possibilidade de os alunos portugueses virem para o Brasil para fazerem estágios nos laboratórios do CEFET-MG.

A professora Patrícia destaca que a visita foi um grande sucesso e que oportunidades como essa são únicas: “é um momento especial para apresentar nossas pesquisas para a comunidade do CIMO e para vislumbrar cooperações futuras no desenvolvimento de pesquisas. Uma oportunidade de rever os nossos alunos que estão aqui no IPB e ver de perto toda a estrutura e os projetos que estão em desenvolvimento”.

A parceria discutida no encontro tem grande relevância, considerando o potencial de ampliar a colaboração entre as instituições e induzir estudos e publicações de alto impacto, desenvolvidas por pesquisadores brasileiros e portugueses.  

A possibilidade de visita dos professores e investigadores do CIMO ao CEFET-MG também foi discutida, o que gera muita expectativa para o prof. Patterson Patrício, pois, na visão dele, isso seria muito importante para “fortalecer ainda mais a parceria e para os investigadores portugueses conhecerem a estrutura que temos e ministrarem formações para toda comunidade”.