MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Parceria entre CEFET-MG e Universidade Ciências Aplicadas de Munique finaliza a primeira etapa com sucesso!

Quinta-feira, 29 de junho de 2023
Última modificação: Segunda-feira, 3 de julho de 2023

No dia 21 de julho, o CEFET-MG finalizou uma disciplina conjunta entre o programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e a Faculdade de Engenharia Civil da Universidade Ciências Aplicadas de Munique, na Alemanha. A disciplina faz parte das atividades propostas pelos grupos das duas Instituições vinculados ao projeto CAPES Pro-Bral.

O projeto é resultado da cooperação entre Brasil e Alemanha, no qual a CAPES financia a parte brasileira e o DAAD financia a parte alemã.  No CEFET-MG, os participantes são os Doutores Conrado Rodrigues, Paulo Borges, Peter Luvidg e Augusto Bezerra. Na Alemanha, os participantes são doutores(as) Andrea Custerman, Christopher Daubeshimt, Estengeu e dois colegas de um instituto vinculado à Universidade de Munique, chamado Instituto Fraunhofer, uma Instituição importante na Alemanha para pesquisas voltadas para a indústria.

O professor Conrado Rodrigues explica que o projeto Pro-Bral tem duração de quatro anos, fortemente voltado para a mobilidade, envolvendo professores e alunos da Instituição que vão para a Alemanha e vice-versa. Ele ainda reforça, “alto nível das pesquisas realizadas e, no caso do CEFET-MG, a pesquisa aplicada tem foco na produção de materiais suistentáveis com baixo impacto ambiental”.

A principal proposta do CEFET-MG aprovada é ter, uma vez por ano, uma disciplina conjunta ministrada em inglês. Neste ano, foi realizada a primeira disciplina conjunta, composta por 12 aulas que começaram em abril e terminaram em junho. As aulas foram ministradas online, uma vez por semana. Além disso, vários alunos ucranianos acompanharam as aulas devido a um convênio existente entre a Universidade de Ciências Aplicadas de Munique e uma universidade ucraniana chamada SUMY.

Professor Conrado Rodrigues explica que o projeto é uma “consequência de outra pesquisa aplicada realizada pelo CEFET em parceria com as universidades de Munique e Viena, e o Instituto Fraunhofer.”  O projeto foi enviado a uma agência internacional chamada CORNET – Collective Research Network. Financiado por indústrias austríacas e alemãs, sendo um estudo na área de resíduos agregados para o concreto e os impactos ambientais decorrentes do uso desses agregados.