MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Processo seletivo para Mestrado em Planejamento e Gestão Urbana na Coreia do Sul

Quarta-feira, 17 de janeiro de 2024
Última modificação: Quarta-feira, 17 de janeiro de 2024

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) recebeu comunicação da Embaixada do Brasil em Seul  informando que o Governo Metropolitano de Seul e a Universidade de Seul divulgaram processo seletivo para programa de bolsas de estudo para curso de Mestrado em Planejamento e Gestão Urbana oferecido a servidores públicos estrangeiros com cobertura integral de custos.

As bolsas de estudo, ofertadas pelo Programa Internacional de Desenvolvimento Urbano da Escola Internacional de Ciências Urbanas da Universidade de Seul, visam à capacitação de servidores públicos em gestão urbana e ao aprofundamento de laços entre Seul e outros municípios. O curso é inteiramente em inglês e dura de agosto de 2024 a agosto de 2026, incluindo disciplinas obrigatórias e eletivas, estágio na área e defesa de dissertação.

O programa cobre passagens aéreas do Brasil à Coreia do Sul (ida e volta), custos acadêmicos, acomodação em dormitório durante os dois anos e auxílio mensal de cerca de USD 760. Podem inscrever-se servidores públicos com ao menos 3 anos de ofício e até 40 anos de idade, e que possuam bacharelado ou equivalente e comprovada proficiência em língua inglesa.

As inscrições devem ser feitas até 14/3 pelo portal virtual da universidade. Os selecionados na fase documental serão entrevistados, via Zoom, no início de abril e os resultados finais serão anunciados em 18/4, com chegada à Coreia prevista para 7/8.

Fundada em 1918, a Universidade de Seul é instituição pública municipal com destaque na área de ciências urbanas, incluindo planejamento e gestão urbana, engenharia de transportes e arquitetura. A instituição atua como think-tank do Governo Metropolitano de Seul, cidade mundialmente reconhecida por inovações em gestão urbana e sede do WeGO, organismo internacional não governamental dedicado à transformação dos espaços urbanos em cidades inteligentes e sustentáveis, do qual os municípios de São Paulo e Porto Alegre são parte.

Detalhes do programa, documentos para a inscrição e grade curricular estão disponíveis no link